A Counterpoint Research divulgou nesta semana sua estimativa sobre o mercado global de smartphones referente ao ano de 2022 — o que inclui, obviamente, dados do quarto trimestre. Embora o resultado dos três últimos meses do ano tenha sido negativo para a Apple, não podemos falar o mesmo do resultado anual.
Segundo os números, a Maçã bateu recorde no número de remessas, na receita e no lucro gerados no ano passado. A empresa foi responsável por cerca de 18% do total de smartphones vendidos, 48% da receita gerada e quase todo o lucro com a venda desse tipo de dispositivo, com 85% de participação na categoria.
Para o diretor de pesquisa da Counterpoint, Jeff Fieldhack, o gerenciamento proficiente dos problemas de produção fizeram a Apple enfrentar o ano marcado por turbulências econômicas e geopolíticas melhor que as outras fabricantes.
Com a linha Pro do iPhone vendendo bastante, a empresa poderia ter ido ainda melhor no cenário anual se não fossem os problemas envolvendo o conhecido surto de COVID-19 na fábrica da Foxconn em Zhengzhou.
Como cobrimos, o problema afetou em cheio a produção de iPhones no quarto trimestre, período em que a Maçã vendeu 70 milhões de aparelhos e registrou uma queda de 14% em relação ao mesmo período de 2021 — quando foram vendidas 81,5 milhões de unidades.
Mesmo assim, a Apple foi a empresa que menos caiu em relação ao quarto trimestre do ano anterior, já que a Samsung, a Xiaomi, a OPPO e a vivo registraram quedas de 16%, 26%, 13% e 20% (respectivamente). No total, o mercado de smartphones retraiu-se 18% em um ano.
A receita e o lucro na venda de smartphones também caíram como um todo, embora a queda de 9% na receita não tenha sido maior graças ao crescimento de 1% da Apple — cujos consumidores (de um segmento premium) são menos influenciados por questões socioeconômicas.
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via AppleInsider