Alguns usuários relataram que estão tendo problemas para gerenciar as suas preferências do iCloud após atualizarem os seus iPhones e iPads para o iOS/iPadOS 16.3, lançados em janeiro. De acordo com informações do AppleInsider, o problema parece ter relação com as mudanças de segurança promovidas pela nova versão do sistema.
Mais de um relato com esse exato problema pode ser encontrado nos fóruns de suporte da Apple [1, 2] e no Reddit. De forma geral, a mensagem “Um erro inesperado ocorreu. Por favor, tente de novo” tem aparecido sempre que o usuário tenta sincronizar seus dados, iniciar um novo backup ou simplesmente alterar alguma preferência do iCloud.
Um fato curioso é que essas pessoas parecem ter algo em comum: a maioria ainda não ativou a autenticação de dois fatores (two-factor autentication, ou 2FA) para os seus IDs Apple — algo necessário para vários serviços da Maçã. A própria empresa, vale lembrar, obriga que contas novas ativem o recurso para evitar possíveis tentativas invasão.
Ativar o 2FA parece ser uma possível solução, de acordo com alguns relatos. Entretanto, outras pessoas que já contavam com o recurso de segurança ativado também disseram ter visto a mensagem de erro depois da chegada do iOS 16.3.
Como boa parte dessas pessoas acionaram o suporte da Maçã, é bem provável que a Apple já esteja ciente do problema. Como esse bug afeta diretamente o backup dos usuários, é bem provável que a empresa libere uma correção numa próxima atualização.
Além de expandir o recurso de Proteção Avançada de Dados globalmente, o iOS 16.3 também passou a permitir que usuários usem chaves de segurança físicas para proteger seus IDs Apple.