O melhor pedaço da Maçã.

Streaming de jogos: Apple rebate propostas de órgão britânico

Roman Kosolapov / Shutterstock.com
Jogo no iPhone

A Apple emitiu uma resposta formal às propostas da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (Competition and Markets Authority, ou CMA) para tornar a App Store e o iOS plataformas mais amigáveis para serviços de jogos na nuvem. O órgão antitruste, vale lembrar, começou a investigar a Maçã em novembro passado.

Publicidade

A CMA, que havia acusado a Apple de usar sua posição de domínio para o limitar o mercado de streaming de games, sugeriu, entre outras coisas, que a empresa tornasse o processo de revisão de aplicativos da App Store mais transparente, permitisse a distribuição de web apps em sua loja e também liberasse o polêmico sideloading.

Em um documento enviado no último dia 20 de janeiro [PDF], a Maçã disse que as propostas da CMA não tinham como objetivo o mercado de jogos na nuvem, mas sim “maiores preocupações identificadas no relatório final do MEMS (Mobile Ecosystem Market Study) para a distribuição de aplicativos”. Além disso, elas seriam “claramente inapropriadas e nada razoáveis” para esse setor do mercado de streaming.

Ainda segundo a empresa, as mudanças propostas pela CMA possuem o “risco de impactar desproporcionalmente o ecossistema da Apple”. Ela também defendeu uma “investigação apropriada” comandada não pelo órgão antitruste, mas sim pelo Digital Markets Unit (DMU) — algo que chegou a sugerido pela própria CMA.

Publicidade

A gigante de Cupertino disse ainda que não proíbe a distribuição de apps de jogos na nuvem na App Store, e que, na verdade, os incentiva. A empresa, entretanto, reconheceu que, para isso, os desenvolvedores teriam que usar páginas da web criadas especificamente para a sua loja e que cada título presente no catálogo desses serviços teria que passar por um processo de revisão individual — duas das principais barreiras para esses serviços.

Para tentar justificar essas regras, a Maçã explicou que jogos contam com “riscos reais e novos sob uma perspectiva de segurança/privacidade”, coisa que não acontece, por exemplo, com apps de streaming de filmes e séries.

A previsão é de que a investigação da CMA acabe em maio de 2024.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Duas produções do Apple TV+ ganham Black Reel Awards

Próx. Post

Apple aluga mais um escritório na Califórnia

Posts Relacionados