O Google Chrome 110 foi liberado nesta semana, tanto para iOS quanto para desktop. As novidades vão desde atalhos na própria barra de endereço até melhorias no Google Translate, além das rotineiras correções de bugs e melhorias de estabilidade e desempenho.
No Chrome para iOS, agora é possível acessar rapidamente opções como “definir meu navegador padrão” ou “limpar meu histórico” apenas digitando o que quiser na barra de endereços. O menu na parte de cima agora mostra favoritos, histórico, senhas e mais, classificado-os com base na frequência de uso.
Agora, a opção “Pesquisar imagem com o Google” aparece quando o usuário toca e mantém uma foto pressionada; também é possível tocar em uma data em qualquer página da web para criar um evento na agenda.
Você também pode ativar uma experiência HTTPS totalmente padrão em Configurações » Privacidade » Sempre usar conexões seguras. Ademais, o Chrome detectará melhor o idioma original de uma página da web.
Por fim, quando as senhas armazenadas no navegador forem comprometidas, você receberá notificações sempre que sua conta for conectada ou desconectada.
Já o Chrome 110 para desktop recebeu melhorias no Google Translate, sendo agora possível especificar nas configurações quais idiomas você deseja traduzir automaticamente ou nunca traduzir.
Os gráficos também receberam uma boa novidade, suportando agora a NVIDIA RTX Video Super Resolution, que possibilita modelos das séries RTX 3000 e RTX 4000 a aumentar a escala de um vídeo de 1080p para 4K diretamente no web player.
Quanto à segurança, a “Navegação segura aprimorada” agora permite analisar melhor as solicitações de cookies de extensões para identificar malwares com mais eficiência.
Desenvolvedores também poderão aproveitar as melhorias no funcionamento do Picture-in-Picture, na propriedade CSS initial-letter
e também uma opção para escolher um dispositivo de saída de áudio ao usar aplicativos da web.
A versão 110 para desktop continua com o suporte a Macs a partir do High Sierra 10.3, porém perderá suporte aos Windows 7 e 8, funcionando apenas em máquinas com as versões 10 e 11 do sistema.
A versão 110 do Chrome para iOS foi lançada ontem na App Store; a desktop pode ser baixada diretamente do site ou atualizada no próprio app.