O melhor pedaço da Maçã.

Twitter explica uso da API grátis; planos pagos custarão a partir de US$100/mês [atualizado]

A plataforma também já liberou os tweets mais longos para assinantes do Blue nos EUA
Foto de ilgmyzin no Unsplash
Twitter

Recentemente, o Twitter anunciou que desenvolvedores precisarão pagar para utilizar a sua API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações., o que gerou bastante revolta na comunidade.

Publicidade

Logo em seguida, Elon Musk tentou tranquilizá-los dizendo que também disponibilizaria uma opção gratuita, que permitiria somente escrita. Agora, a rede social divulgou novos detalhes sobre essa decisão em uma thread.

Estivemos ocupados com algumas atualizações da API do Twitter para que você possa continuar a criar e inovar conosco. Temos o prazer de anunciar uma extensão do atual acesso gratuito à API do Twitter até 13 de fevereiro.
Aqui está o que lançaremos 🧵

De acordo com os tweets, os desenvolvedores ainda poderão utilizar a antiga versão gratuita até o dia 13 de fevereiro. Depois disso, as seguintes mudanças ocorrerão:

  • O acesso básico pago — o qual oferece baixo nível de uso da API e acesso à API de anúncios — custará US$ 100/mês;
  • O novo acesso gratuito às APIs dará acesso a um único token de usuário autenticado (incluindo o login com o Twitter) e terá limite de até 1.500 tweets/mês, o que dá cerca de 50 tweets por dia.
  • Também em 13 de fevereiro, a API Premium será descontinuada. Os assinantes desse plano deverão migrar pro Enterprise caso queiram continuar usufruindo dos benefícios.

Apesar de ser muito preocupante para desenvolvedores de forma geral, o usuário normal não sofrerá danos — pelo menos inicialmente. A empresa argumenta que as novas regras irão “aumentar a qualidade, reduzir o spam e permitir um ecossistema próspero”.

Publicidade

Em uma nota relacionada — e não sabemos se o funcionamento continuará assim —, vários usuários relataram que não conseguem acessar o fórum de desenvolvedores. Ao tentar acessar o twittercommunity.com, um popup aparece pedindo usuário e senha para que seja realizado o login.

O Twitter ainda não esclareceu esse fato, mas talvez isso tenha relação direta com as novas regras de API, já que muitos desenvolvedores utilizavam o fórum exatamente para tirar dúvidas e buscar respostas acerca dos apps e funcionalidades da rede social.

Tweets com 4.000 caracteres nos Estados Unidos

Por enquanto apenas nos EUA, usuários do Twitter Blue — que chegou ontem aqui ao Brasil — já podem aproveitar os tweets mais longos. Com um máximo de 4 mil caracteres, agora quem gosta de textão não precisa mais utilizar as threads para expressar tudo o que quiserem.

Precisa de mais de 280 caracteres para se expressar?
Sabemos que muitos de vocês gostam… e embora gostemos de uma boa thread, às vezes você só quer tweetar tudo de uma vez. Nós entendemos isso.
Então estamos apresentando os tweets mais longos! Você vai querer ver isso. Toque aqui 👉 t.co/lge9udRzLE

Como é possível ver no tweet acima, quando ele é incorporado (ou está no feed), o recurso mantém um tamanho menor com os 280 caracteres, com um link para acessá-lo por inteiro.

Publicidade

É claro que a mudança traz um certo desconforto, principalmente pela natureza da própria rede, que surgiu para ter textos sucintos. Entretanto, não podemos negar que as threads estão entre nós e — sim — as pessoas gostam de lê-las. É apenas uma mudança de comportamento dos usuários que a plataforma percebeu e está se readaptando a ela.


Muitos comentam a “morte” do Twitter após diversas mudanças implementadas por seu novo dono. O que parece, entretanto, é que nunca se falou tanto sobre a rede social quanto nos últimos dias — mesmo que seja em tom de reclamação, é claro.

via TechCrunch

Atualização 13/02/2023 às 18:55

Diferentemente do que havia sido anunciado, o Twitter não conseguiu entregar hoje as mudanças na sua API2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.. A notícia foi dada pela conta oficial da plataforma, que anunciou o adiamento com certo eufemismo ao dizer que houve um “imenso entusiasmo” em relação às mudanças:

Houve um imenso entusiasmo pelas próximas mudanças na API do Twitter. Como parte dos nossos esforços para criar uma experiência ideal para a comunidade de desenvolvedores, adiaremos o lançamento de nossa nova plataforma de API por mais alguns dias.
Mais informações a seguir nos próximos dias. Obrigado por seu contínuo interesse e paciência!

A uma hora dessas, já estamos — de certa forma — nos acostumando com os constantes adiamentos e o “vai e vem” de recursos. Há quem diga que — para falar o português claro — o imenso descontentamento tenha gerado certo arrependimento.

Se esse for o caso ou não, só saberemos com o tempo…


Ícone do app X
X de X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.34 (260.4 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitter de X Corp.
Compatível com Macs
Versão 9.30 (146.8 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Era dos dados: como a previsão do tempo pode ajudar a alavancar seu negócio, site ou aplicativo!

Próx. Post

Apple TV+: 2ª temporada de “Pretzel e os Filhotes” ganha trailer

Posts Relacionados