A quarta versão do Transmission, popular cliente de BitTorrent, foi liberada com mudanças importantes para usuários do aplicativo para macOS. Totalmente gratuita, essa atualização chega dois anos e meio após o lançamento do Transmission 3.
Agora, o app finalmente roda nativamente em Macs equipados com chips proprietários (Apple Silicon) e já não precisa mais da camada Rosetta 2 para funcionar. De acordo com os desenvolvedores, o app conta agora com um binário universal, o que o torna compatível tanto com as novas máquinas quanto com aquelas empurradas por processadores da Intel.
Além disso, o app recebeu ajustes na sua interface para deixá-lo mais moderno e usa agora bem menos memória e CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento.. Ainda segundo os criadores, eles trocaram a linguagem de programação C90 pela C++ nessa nova versão.
Entre os novos recursos, está a possibilidade de omitir informações que possam ajudar a identificar o usuário ao criar novos torrents, bem como definir rastreadores “padrão” que podem ser usados para anunciar todos os torrents públicos. Ademais, o app usa agora torrents BitTorrent v2, traz suporte a torrents híbridos e é compatível com listas de bloqueio IPv6.
Os seeds, por sua vez, agora podem ter sua integridade verificada sob demanda em vez de terem que ser checados antes de o download começar. Por fim, ao criar novos torrents, usuários podem agora especificar o seu tamanho.
O Transmission no macOS é uma experiência verdadeiramente nativa e polida. Este não é um aplicativo multiplataforma que trata o macOS como só mais um sistema. Com uma interface elegante e simples, o Transmission atende e supera os padrões de interface do usuário da Apple enquanto usa recursos nativos. A versão 4.0 é nativa no Apple Silicon!
Ah, e ele ganhou um novo ícone, também. 😉

O Transmission 4, como dito, é um aplicativo de código aberto totalmente gratuito. Ele está disponível para download na sua página oficial e conta também com versões para Windows e Linux.
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.