O melhor pedaço da Maçã.

Apple Pay: metrô e trens de São Paulo passam a aceitar pagamento por aproximação

Feliz ano novo, paulistas! Parece que finalmente chegamos a 2014, agora que o Estado de São Paulo testa um novo sistema de pagamento nas catracas metroviárias o qual facilitará a circulação dos passageiros que optarem por pagar as tarifas com cartões de débito e crédito (físicos ou digitais) equipados com NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade..

Publicidade

Uma iniciativa da ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo), em parceria com a Autopass e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, está tornando possível o uso de cartões de crédito e débito como forma de pagamento das tarifas do Metrô, CPTM e ViaMobilidade no Estado de São Paulo.

O projeto-piloto consiste na instalação de catracas capacitadas para aceitarem pagamentos por aproximação com cartões de transporte metropolitano Bilhete Único, TOP e cartões de crédito/débito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo — o que também inclui o uso de carteiras digitais com smartphones e smartwatches equipados com Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay.

Até o momento, a estação João Dias (Linha 9-Esmeralda da CPTM) era a única do sistema metroviário de São Paulo a aceitar o pagamento por cartões desde a sua inauguração, em 2021. O novo projeto-piloto começou a ser implementado na estação Barra Funda, que integra as linhas 3-Vermelha do metrô, 8-Diamante da ViaMobilidade e 7-Rubi da CPTM, com a instalação da primeira catraca realizada no último domingo (12/2).

Publicidade

Até o fim de fevereiro, mais estações deverão receber as novas catracas: Jabaquara (Linha 1-Azul), Ipiranga (Linha 2-Verde e 10-Turquesa) e Consolação (Linha 2). O projeto, no entanto, não contempla a ampliação da tecnologia para o sistema de ônibus do Estado de São Paulo, constituído por consórcios de diversas empresas que operam linhas intermunicipais, metropolitanas e urbanas de cada município.


Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Tecnoblog

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como apagar uma conta de usuário ou grupo no Mac

Próx. Post

AirPods ajudam a identificar russo que saqueou casa na Ucrânia

Posts Relacionados