Dias atrás mostramos um conceito do iOS 17 um tanto quanto idealista — incluindo recursos como pacotes de ícones, sideloading e Split View. Agora, trazemos algo mais realista, próximo do padrão de mudanças que a Apple costuma implementar em seus sistemas operacionais.
O conceito foi criado pelo designer Parker Ortolani, que ressuscitou a ideia de uma outra produção feita no ano passado para um app “Apple Esportes” e acrescentou ao sistema imaginário uma série de novidades diretamente relacionadas a recursos lançados no iOS 16 — como a nova tela bloqueada e a Dynamic Island.
Começando pela tela bloqueada, o designer imaginou mais fontes, mais widgets e a possibilidade de compartilhar a sua personalização com amigos, familiares e na internet de forma geral. Além disso, os tradicionais widgets minimalistas desta área do sistema, assim como as Atividades ao Vivo, seriam portados também para a tela de Início.
As notificações também ganhariam o formato mais arredondado da Dynamic Island em todo o sistema — o que daria a elas uma maior uniformidade. Na tela bloqueada, a opacidade dos banners dependeria da ordem com com a qual elas fossem recebidas. As mais recentes seriam mais opacas e as mais antigas mais transparentes, semelhantes ao estilo atual.
Falando na Dynamic Island, ela seria também a nova morada da Siri, que se expandiria visualmente a depender do comando acionado pelo usuário. Ao pedir à assistente para começar uma nova nota rápida, por exemplo, um campo de texto se expandiria a partir da Ilha Dinâmica para permitir ao usuário realizar toda a tarefa de lá mesmo.
Gostaram das ideias?
via 9to5Mac