Em 2018, a média de anos em que um trabalhador permanecia na Apple era de cinco anos. A menos que uma revolução tenha acontecido no setor de pessoas da Maçã, ainda deve ser raro um funcionário chegar à marca de uma década de serviço na empresa.
A Apple sabe muito bem disso, tanto que entrega uma placa de dez anos para quem atinge esse patamar — placa essa que é considerada um dos produtos mais raros produzidos pela Maçã, especialmente devido ao baixo número de pessoas agraciadas.
Por muito tempo, a placa de dez anos foi um grande cristal transparente com um “furo” no formato do logo da empresa, mas ela ganhou um novo design entre 2020 e 2021. Agora, ela é feita em alumínio fosco e tem o logo espelhado em aço inoxidável no centro.
Como é bastante rara, somente agora a nova placa veio a público. Isso graças ao canal DongleBookPro, bastante conhecido por trazer à tona protótipos e raridades envolvendo a Maçã.
Após obter acesso à raridade, ele fez uma espécie de unboxing, o qual mostrou que a placa vem com uma mensagem assinada pelo próprio Tim Cook e também com o polêmico pano de polimento da Apple.
Ela é feita com o mesmo alumínio com o qual são produzidos produtos da empresa e, na sua lateral, conta com o número dez em baixo relevo e com o nome do funcionário agraciado.
Segundo o YouTuber, também existem versões da placa para quem completa 20 ou 30 anos na empresa. Imagina o quanto essas devem ser (ainda mais) raras…
via 9to5Mac
Atualização 18/02/2023 às 07:55
O 9to5Mac obteve acesso a uma série de documentos detalhando o programa de prêmios da Apple aos funcionários, bem como o visual das placas que são entregues para quem comemora 10, 20, 30 e 40 anos de trabalho na empresa.
Implementado em 2019, o programa foi apresentado um ano antes por Deirdre O’Brien, vice-presidente de pessoas e de varejo da empresa. Na época, ela destacou que a mudança no visual do prêmio (antes cristalino) representou uma evolução à medida que a empresa avançava.
Enquanto os prêmios de 10 e 20 anos são produzidos com o mesmo alumínio reciclado usado no MacBook Air e no Mac mini, e possuem uma superfície fosca (com exceção à Maçã), os prêmios de 30 e 40 anos são fabricados em aço inoxidável lapidado — o que dá a eles o acabamento brilhante e espelhado não presente nos outros dois.
Também há uma diferenciação de cores, com o prêmio de 10 anos tendo uma cor que pende para o prata e o de 20, para o cinza-espacial. As cores dos prêmios de 30 e 40 anos parecem versões espelhadas dos dois primeiros, respectivamente.
Os prêmios foram pensados com o mesmo cuidado de design exigido para qualquer outro produto da Apple, que passou bastante tempo os aperfeiçoando até chegar ao resultado esperado — trabalho que levou mais de dois anos para ser concluído.