A Apple anunciou que expandirá o recurso de Segurança na Comunicação para o Brasil e outros cinco países nas próximas semanas. Lançado no fim de 2021 (apenas nos Estados Unidos), o recurso oculta automaticamente imagens com nudez enviadas para crianças usando app Mensagens (incluindo o iMessage).
Além do Brasil, também serão agraciados com a novidade os seguintes países: Bélgica, Coreia do Sul, Japão, Países Baixos e Suécia. A novidade foi confirmada pela própria gigante de Cupertino ao iCulture e outros veículos de mídia dos países citados.
O recurso, vale lembrar, é opcional e verifica as fotos trocadas em busca de material “sexualmente explícito” para evitar possíveis casos de abusos contra crianças; se algo impróprio for identificado, o conteúdo da foto é desfocado e alertas de segurança são exibidos para o usuário. Além disso, a opção está vinculada ao Compartilhamento Familiar do iCloud.
Todo esse processo, de acordo com a Apple, acontece localmente no dispositivo, de forma que a empresa não consegue acessar o conteúdo das mensagens. Mesmo com o recurso ativado, as conversas mantidas pela criança continuam com a criptografia de ponta a ponta ativada e nenhum alerta é enviado para os seus responsáveis.
Entre os países que já contam com o recurso de Segurança na Comunicação, estão: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Itália, Nova Zelândia e Reino Unido — além dos EUA, é claro.
Finalmente, não? 🙂
via MacRumors