Histórias de perseguição (e outras ações nefastas) envolvendo o AirTag — como a de um policial preso por agredir uma mulher com a ajuda do dispositivo — tornaram-se infelizmente comuns. A situação já levou até mesmo um grupo a processar a Apple em razão dos riscos do rastreador.
Desta vez, temos o caso de uma jovem australiana que descobriu que estava sendo rastreada pelo ex-namorado com um AirTag. De acordo com o 7News, a mulher, que mora na cidade de Melbourne, recebeu notificações em seu iPhone de que havia um AirTag desconhecido por perto enquanto fazia compras, o que a deixou intrigada.
Ao identificar um rastreador que não é do usuário, notificações são enviadas justamente para evitar que alguém seja rastreado à revelia. Esse foi um dos recursos implementados pela Apple após casos de abuso com o AirTag.
A jovem, então, ficou bastante abalada e começou a procurar desesperadamente o AirTag em seu carro. Ela não o encontrou de início e lembrou que a única pessoa que havia chegado perto do veículo havia sido o seu ex-companheiro. A vítima o confrontou e ele só confessou que havia colocado o rastreador no carro após ela dizer que iria à polícia.
O AirTag estava escondido na área de uma das rodas do carro. “Eu me senti tão violada e estava em estado de choque. Fui extremamente surpreendida com o fato de que alguém em quem confiava tanto pudesse fazer algo assim”, disse a jovem. O ex-namorado ainda tentou justificar a ação, mas a vítima acabou o relacionamento de seis meses, além de ter ressaltado que aquilo poderia ter tido sérias consequências.
Ela, porém, não levou o caso à polícia, o que poderia ser feito, já que, como alegado em suas falas, houve uma violação. Vale lembrar que a Apple fornece recomendações caso você encontre um AirTag perdido e/ou que não seja seu. É sempre bom ficar alerta, em especial após receber notificações como as que a australiana recebeu.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Rastreadores/Apple-AirTag,369.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider