O melhor pedaço da Maçã.
FP Creative Stock / Shutterstock.com
Twitter Blue

Twitter limitará autenticação de login por SMS para assinantes

O Twitter surpreendeu os usuários com uma novidade de implicações ambíguas: a partir do dia 20 de março, apenas assinantes do Twitter Blue poderão usar a autenticação de dois fatores por SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas.. As pessoas que usam esse método e não são assinantes da versão paga do serviço estão recebendo alertas de que têm 30 dias para mudar o meio de autenticação ou o usado será desativado automaticamente.

Publicidade

A justificativa dada pela rede social foi que, apesar de popular, esse método de autenticação vem sendo usado e abusado por más pessoas, de modo a conduzi-las a golpes e situações envolvendo roubo de contas. Aparentemente, para o Twitter, os seus assinantes estão imunes a esses problemas, já que poderão seguir usando o SMS para autenticarem-se.

O motivo apresentado pela empresa realmente procede. A autenticação de dois fatores deixou de ser considerada segura há algum tempo com a facilidade de golpes como roubo de números e afins. Mesmo se você for assinante do Twitter Blue, é mais seguro usar a autenticação por aplicativo, chaves físicas ou mesmo pelas Chaves do iCloud, inclusive em outras redes sociais e contas.

O aviso enviado aos usuários, dessa forma, poderia enfatizar mais a possibilidade de usar outros meios mais seguros, em detrimento de destacar que o usuário precisa remover a autenticação por SMS. Como destacou o The Verge, apenas 2,6% dos usuários do Twitter têm a autenticação de dois fatores ativa e, desses, 74% usam o SMS (incluindo quem também usa outros recursos).

Publicidade

Além disso, a principal razão por trás dessa restrição aos assinantes provavelmente não é a segurança, mas sim os custos: enviar um SMS com um código para autenticar o login tem um custo, ainda que não tão alto. Considerando que a ideia de Elon Musk, que comprou a rede e vem gerando polêmicas com suas ações, é maximizar a receita e diminuir os custos, faz sentido que tenha tomado essa decisão.

Com a grande proporção de pessoas usando esse meio de autenticação, é provável que a medida gere um grande número de críticas, como ocorreu com outras mudanças da “Era Musk” do Twitter. Assim, não surpreenderia se essa restrição fosse modificada de alguma maneira observando possíveis descontentamentos.

Sigamos acompanhando as desventuras em série atualizações envolvendo a rede social do passarinho!


Ícone do app X
Xde X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.48.1 (277.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitterde X Corp.
Compatível com Macs
Versão 9.30 (146.8 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App StoreCódigo QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple expandirá Segurança na Comunicação para o Brasil

Próx. Post

App Apple Store ganha novidades na lista de itens salvos

Posts Relacionados