Uma nova pesquisa da Counterpoint Research mostrou que a Apple se manteve na liderança do mercado de smartwatches em todos os aspectos durante o quarto trimestre de 2022 e o ano passado como um todo.
De acordo com os dados, o Apple Watch foi responsável por 34,1% de todas as vendas de smartwatches em 2022 — e de 60% da receita global de todo o setor, graças ao modelo Ultra, que elevou o valor dos dispositivos da categoria.
Apesar do forte crescimento nos três primeiros trimestres de 2022, o quarto trimestre viu as vendas de smartwatches caírem 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo os analistas da firma, o declínio ocorreu “em meio a pressões inflacionárias e ao lento crescimento da Índia”.
Houve, ainda, uma divisão inesperada no mercado, com as vendas de smartwatches intermediários caindo, enquanto os de entrada e topos-de-linha aumentaram. Mais precisamente, as vendas de dispositivos que custam menos de US$100 aumentaram 34% ao ano, e daqueles vendidos por mais de US$400 aumentaram 129% ao ano.
A Apple impulsionou fortemente o aumento do preço médio de venda (ASP) no mercado global de smartwatches em 2022, especialmente na faixa de preço de mais de US$400. Existem duas razões principais para esse aumento do ASP — uma linha diversificada de smartwatches da Apple e um aumento na taxa de câmbio.
—Woojin Son, analista de pesquisa da Counterpoint Research
Regionalmente, a América do Norte recuperou a posição como o maior mercado de smartwatches no quarto trimestre de 2022, o que também permitiu que ela permanecesse em primeiro lugar no ano inteiro novamente. No entanto, a participação da América do Norte diminuiu ligeiramente quando a Índia emergiu como outra região importante em 2022.
Entre as rivais da Maçã no setor, o destaque ficou por conta das fabricantes indianas Noise e Fire-Boltt, as quais apresentaram excelente crescimento no mercado global. As duas marcas ultrapassaram 5% da participação no mercado global, ficando em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Embora o crescimento do mercado indiano tenha desacelerado no quarto trimestre, os analistas avaliam a capacidade de ele ameaçar a posição de gigantes como Samsung e Huawei no próximo ano.
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: natural ou preto
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail, Oceano ou estilo milanês de titânio
Preço parcelado: a partir de R$3.299,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular
Pulseiras: esportiva ou loop esportiva
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider