A Microsoft anunciou hoje que está levando a busca em parceria com a OpenAI — empresa por trás do ChatGPT — para a versão preview dos aplicativos do Bing, do Edge e do Skype. A novidade consiste em um recurso que permite fazer buscas por meio de um chat com o sistema, com uso de inteligência artificial, assim como funciona o famigerado ChatGPT.
Com um novo design, o app do Bing (apenas a versão preview, por enquanto) agora conta com a nova busca, que já havia chegado à web no começo do mês. Também foi anunciada a muito inovadora função de pesquisa por voz, permitindo que você não precise digitar para buscar usando o chat.
A interface é similar à de um aplicativo de mensagens, simulando uma conversa com outra pessoa. Do “outro lado”, claro, não há ninguém, mas o sistema do Bing, com otimização de IA, entregando os resultados da busca em formato de mensagem.
Outra novidade interessante é que essa busca com uso de IA também está sendo integrada ao app de videochamadas Skype (também em versão preview). Em um chat em texto, é possível “invocar” o buscador ao digitar “@Bing” e fazer buscas por meio de perguntas, com os resultados sendo exibidos na conversa. Você ainda pode escolher se quer que a resposta seja exibida em tópicos, texto ou de maneira simplificada.
Como lembrou o TechCrunch, a ideia de integrar a busca às conversas com outras pessoas não é nova: o Google já havia feito isso com o Google Assistente e o falecido Allo, um aplicativo de troca de mensagens que nunca teve grande aderência e foi descontinuado em 2018.
Essa semelhança também mostra como esse recurso do Bing pode estar, de certa forma, ocupando o vácuo deixado pela Cortana, antiga assistente virtual da Microsoft (mais uma criação descontinuada), ainda que o buscador afirme que a função não se configura como assistente.
Vale lembrar que o uso dessa busca tem limites diários, agora um pouco maiores: 60 conversas por dia e 6 conversas por sessão. Segundo a empresa, a ideia é aumentar em breve para 100 conversas por dia, o que ainda pode ser pouco considerando a quantidade de buscas que alguém faz diariamente na internet.
Como as novidades ainda estão restritas às versões preview dos aplicativos, é necessário se cadastrar na lista de espera, que, segundo a Microsoft, já tem mais de um milhão de pessoas. Usar os apps móveis do Bing e do Edge dá prioridade na fila.