O National Legal and Policy Center (NLPC), grupo sem fins lucrativos que monitora a ética de funcionários públicos e sindicatos trabalhistas nos Estados Unidos, está usando seu poder como acionista da Apple para propor a remoção do CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. Tim Cook e de Al Gore (ex-vice-presidente dos Estados Unidos) do conselho de administração da empresa.
Conforme repercutido na página do grupo, foram apresentadas duas solicitações de isenção à SEC (U.S Securities and Exchange Commission, ou Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos): uma delas pede aos acionistas da Apple que votem contra Gore como diretor indicado e a outra se oponha à reeleição de Cook para o conselho de administração.
Al Gore nunca foi qualificado para servir no conselho da Apple em primeiro lugar, então para ele durar mais de 20 anos é um absurdo.
O processo contra Cook não apenas solicita aos acionistas que se oponham à renovação de seu cargo no conselho, mas também pede mais informações sobre os negócios da Apple na China. Assim, o NLPC está propondo que a Apple divulgue “totalmente os riscos de fazer negócios” no território chinês e toda a extensão de sua cadeia de suprimentos por lá.
Durante o mandato do Sr. Cook, a Apple se envolveu em uma série de escândalos éticos. […] Isso inclui violações de direitos trabalhistas em fábricas chinesas, vínculos de fornecedores com trabalho forçado uigur em Xinjiang e greenwashing. Infelizmente, o Sr. Cook falhou em explicar adequadamente o envolvimento da Apple nesses escândalos éticos ou fornecer uma defesa.
Por fim, o Sr. Cook defendeu publicamente a privacidade e a segurança dos usuários da Apple. A declaração de procuração da Apple lista “Privacidade e segurança” como uma das habilidades de diretor de Cook. Mas Cook supervisionou um acordo multibilionário para tornar o Google, um dos maiores violadores dos direitos de privacidade das Big Techs, o mecanismo de busca padrão em todos os dispositivos móveis. Esta parceria sacrifica a privacidade do usuário.
Ambas as propostas serão ouvidas e votadas durante a reunião anual de acionistas da Apple, marcada para 10 de março. Esses eventos geralmente cobrem assuntos sem intercorrências, nos quais os acionistas têm a oportunidade de votar em propostas, nomear membros para o conselho de administração ou outras ações administrativas.
via Fox Business
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.