O melhor pedaço da Maçã.

AirTags ajudam a revelar esquema falso de reciclagem

Localização de AirTag escondido em tênis doado pela Reuters a programa de reciclagem da Dow

Imagine só: você doa pares de tênis usados para uma empresa que promete usar o material para construir pistas de corrida e playgrounds para crianças. Eis que, algum tempo depois, descobre-se que os mesmos calçados estão à venda em mercados de usados na Indonésia! Foi esse fenômeno da globalização que o repórter Joe Brock, da Reuters, descobriu.

Publicidade

A empresa em questão é a fabricante americana de petroquímicos Dow, que produz matéria-prima para a fabricação de tênis. A gigante do ramo tem um programa que supostamente aproveita calçados usados advindos de doações para reciclagem em Singapura — mas, pelo visto, não é para esse destino que ao menos parte dos produtos está indo.

A Reuters doou 11 pares de tênis para o programa e escondeu em cada um deles um AirTag. Com isso, o repórter descobriu que as doações foram parar em armazéns de uma empresa chamada Yok Impex (uma exportadora de bens de segunda mão contratada por uma gerenciadora envolvida no programa), em Singapura. A ideia seria levar os tênis para suas instalações.

Graças aos AirTags, porém, foi revelado que isso não aconteceu: os tênis foram exportados para a Indonésia, quando alguns dos rastreadores deixaram de enviar o sinal. Um deles continuou em Singapura, em um projeto de habitação, embora não se possa ter confirmado a localização, sendo possível que o AirTag tenha sido retirado do sapato.

Publicidade

Os outros dez pares de tênis terminaram fazendo uma viagem de barco para a cidade de Batam, na Indonésia. Dois deles foram localizados em lojas no local, inclusive tendo sido utilizado o recurso que faz os rastreadores emitirem um sinal sonoro para serem encontrados com maior facilidade.

Desde 2015, a importação de roupas e calçados usados é proibida por lei no país asiático, devido a questões sanitárias. As instituições informais, porém, imperam: esse mercado gera milhões de dólares e várias lojas seguem vendendo esses produtos, que em grande parte das vezes vem de outro continente.

Procurada pela Reuters, a Dow disse que abriu uma investigação e, como resultado, encerrou o contrato com a Yok Impex, ressaltando que reprova o desvio de função dos tênis, mas não explicou por que a exportadora fez isso. Esta, por sua vez, disse que a parceria encerrou em razão do fim do tempo do contrato.

Publicidade

Em 2019, um projeto piloto da companhia coletou 21 mil pares de tênis supostamente para a reciclagem. Em 2020, foram 75 mil pares doados em Singapura. Uma iniciativa similar foi lançada na Malásia; esses projetos já renderam até mesmo prêmios para a Dow, apesar dessas controvérsias, as quais foram descobertas com a ajuda dos AirTags.

Será que veremos alguma pista de corrida feita com esse material reciclado? 🤔


Comprar AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: a partir de R$369,00 em até 12x
Opções: pacote com 1 ou 4 unidades

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo iPhone SE terá visual do 14 e modem 5G da Apple, diz Ming-Chi Kuo

Próx. Post

Oferta: MacBook Air (M1) com 31% de desconto

Posts Relacionados