O melhor pedaço da Maçã.

O que é e como funciona o Carregamento com Energia Limpa do iPhone?

Foto de Lasse Jensen na Unsplash
iPhone recarregando

Que a Apple é uma empresa que vem investindo fortemente em recursos e ações (ainda que sejam polêmicos…) voltadas ao meio ambiente, isso ninguém pode negar.

Publicidade

Uma função muito bacana foi introduzida há um tempo, com o iOS 16.1. É o chamado Carregamento com Energia Limpa (Clean Energy Charging). Ela por ora infelizmente está disponível apenas nos Estados Unidos, mas falaremos mais sobre essa função nos parágrafos a seguir. 🔋

O que é e como funciona o recurso?

A Apple resume brevemente esse recurso assim:

Na sua região, o iPhone tentará reduzir as emissões de carbono fazendo um carregamento seletivo quando houver disponibilidade de fontes de eletricidade com emissões mais baixas de carbono. O iPhone aprende a sua rotina diária de carregamento para obter uma carga completa antes que você precise usá-lo.

O recurso é ativado por padrão em iPhones com o iOS 16.1 (apenas nos EUA, como já deixamos claro) e funciona da seguinte maneira: quando você conecta o aparelho a um carregador, o smartphone recebe uma previsão das emissões de carbono na sua rede de energia e usa essa informação para carregar o iPhone durante os períodos em que haja a produção de uma energia mais limpa.

Publicidade

Além disso, essa função trabalha em conjunto a outra já muito conhecida dos usuários de smartphones da Maçã: o Carregamento Otimizado. Sendo assim, o Carregamento com Energia Limpa foi feito para funcionar apenas onde você passa a maior parte do tempo e recarrega o seu aparelho (como em casa ou no trabalho), fazendo com que ele não atue durante uma viagem.

Ainda segundo a Apple, é preciso que alguns ajustes sejam feitos para que o Carregamento com Energia Limpa possa ser usado. Dentre eles, estão “Serviços de Localização”, “Personalização do Sistema” e “Locais Importantes”. Esses itens podem ser encontrados dentro dos ajustes dos Serviços do Sistema, indo até Ajustes » Privacidade e Segurança » Serviços de Localização.

Caso o carregamento do seu iPhone seja suspenso, uma notificação será enviada e aparecerá na tela bloqueada. Já quando quiser que o iPhone carregue mais rapidamente, toque no aviso que aparecerá nessa situação e selecione “Carregar Agora”.

Como desativar o Carregamento com Energia Limpa

Se por algum motivo você quiser desativar essa função, basta ir até Ajustes » Bateria » Saúde da Bateria e Carregamento, desmarcar “Carregamento com Energia Limpa” e escolher se deseja desativá-lo só até o dia seguinte ou de forma “permanente”.

Obviamente, você pode alterar isso sempre que quiser, bastando voltar até essa mesma seção.

Publicidade

Ainda que seja um pouco desafiador expandir isso para outros países, que a Apple continue lançando iniciativas que verdadeiramente possam fazer algo pelo nosso planeta. 🌎

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como usar os ajustes de economia de energia em Macs desktop

Próx. Post

Apple dobra investimento em centro de chips na Alemanha

Posts Relacionados