O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp terá pagamentos com cartão de crédito

Pagamentos no WhatsApp

Se você já usou o recurso Pagamentos, do WhatsApp, sabe que ele atualmente só funciona entre pessoas físicas. Além disso, a função só aceita cartões pré-pagos, de débito ou múltiplos (com a função de débito ativada) emitidos por alguns dos bancos ou instituições parceiras — você pode conferir a lista completa nessa página. Mas isso está prestes a mudar.

Publicidade

Hoje (2 de março), o Banco Central autorizou o WhatsApp a disponibilizar o recurso que permite fazer pagamentos com cartões de crédito. Dessa forma, será possível fazer pagamentos para empresas (ou seja, comprar produtos e serviços dentro do próprio mensageiro.

Segundo informou o G1, o recurso ainda não pode entrar em funcionamento agora pois o início da funcionalidade deve ser comunicado para todos os parceiros do serviço com, no mínimo, 30 dias de antecedência, o que está acontecendo hoje — de acordo com o BC, esse tempo é necessário para respeitar os “princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação”.

O WhatsApp estava lutando para implementar esse recurso de pagamentos há quase dois anos, desde quando a transferência de dinheiro entre amigos/familiares foi implementada. Em abril do ano passado, falamos que o WhatsApp ainda estava enfrentando problemas para conseguir colocar o plano em ação por conta das operadoras (que estavam reticentes em relação a taxas e condições) e pelo próprio BC (que estava apertando nas exigências).

Publicidade

Com a liberação do recurso, o chefão do WhatsApp comemorou no Twitter:

Feliz que o Banco Central do Brasil tenha autorizado o lançamento do novo recurso de pagamento do WhatsApp! Em breve, brasileiros poderão procurar por produtos, adicioná-los a um carrinho e fazer pagamentos seguros a pequenas empresas a partir de um bate-papo, com seu cartão de crédito ou débito. Vambora!

Já o chefe do WhatsApp para a América Latina, Guilherme Horn, comemorou no LinkedIn:

Resta saber se o recurso será utilizado pela população, já que a rejeição no Brasil estava na casa dos 60% no fim de 2021 — e isso levando em conta que, pouco antes, uma outra pesquisa informou que apenas 7% dos usuários tinham habilitado a função.

Pesando a favor do WhatsApp, um recurso de pagamentos com cartão de crédito, para empresas, no qual você pode simplesmente escolher um produto/serviço no catálogo de uma loja, por exemplo, e pagar por ali mesmo, é algo extremamente simples — ainda que o Pix tenha chegado para facilitar qualquer tipo de pagamento.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Paint By Number Creator, Teach Your Monster to Read, Expressions e mais!

Próx. Post

Uber lança U-Convidado, para pedir uma viagem para outra pessoa

Posts Relacionados