Um homem de 38 anos foi salvo na última quarta-feira (1º de março) pelo recurso de Detecção de Acidente do iPhone 14 após cair com o seu carro em um canal próximo da cidade de Indiantown, nos Estados Unidos.
De acordo com a polícia do Condado de Martin, no estado da Flórida, a vítima (cujo nome não foi revelado) se acidentou por volta de 1h da manhã após tentar desviar de um animal. O homem acabou ficando preso no canal sem ter como pegar seu smartphone para pedir ajuda.
A força do impacto fez com que o iPhone ligasse para emergência que, por sua vez, conseguiu chegar ao local do acidente em apenas oito minutos. Como o canal ficava em uma região rural, de acordo com as autoridades, caso o iPhone não chamasse o socorro, a vítima teria ficado presa no veículo pelo menos até o amanhecer.
Se aquele telefone não tivesse feito a chamada, a chance era grande de ele não ter sido encontrado antes do amanhecer, cinco horas mais tarde. Estamos no sul da Flórida, sendo que há animais nesses canais, como jacarés e cobras, que poderiam representar um perigo a mais.
O homem foi encontrado pelos policiais em um estado de hipotermia, o que só reforça a tese de que ele provavelmente não teria sobrevivido se tivesse ficado no local por muito mais tempo. A mensagem entregue pelo iPhone informou a latitude e a longitude do homem com um raio de busca estimado de apenas sete metros.
Segundo a WPBF 25 News, a vítima foi levada ao hospital apenas com ferimentos leves. É esperado que o homem se recupere completamente ainda nos próximos dias.
A Detecção de Acidentes usa o giroscópio, o acelerômetro e um algoritmo desenvolvido pela Apple para funcionar. Caso detecte um acidente, o recurso dá dez segundos ao usuário para agir; se ele não responder, uma contagem de mais dez segundos é feita (desta vez com alertas sonoros e de vibração) até que os serviços de emergência sejam finalmente acionados.
O recurso é exclusivo dos iPhones 14 [Plus] e 14 Pro [Max] e dos Apple Watches Series 8, SE (segunda geração) e Ultra.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Olhar Digital