A linha de iPhones tem sido consistentemente popular entre os consumidores, com modelos frequentemente aparecendo no topo das listas de vendas. No entanto, a Apple se tornou a primeira fabricante de smartphones a capturar oito dos dez primeiros lugares do ranking de mais vendidos no mundo, segundo uma nova pesquisa da Counterpoint Research referente ao ano passado.
De acordo com o Top 10 com os modelos mais vendidos mundialmente, que usa dados do Global Monthly Handset Model Sales Tracker, a Apple perdeu as duas posições restantes para o Galaxy A13 e o Galaxy A03, ambos da Samsung.
Como é possível verificar acima, o iPhone 13 ficou em primeiro lugar com 5% de participação de mercado ao longo do ano, seguido pelo iPhone 13 Pro Max (2,6%) e pelo iPhone 14 Pro Max (1,7%), respectivamente.
A Apple voltou a aparecer na quinta posição com o iPhone 13 Pro (1,6%), o qual foi seguido pelo iPhone 12 (1,5%), pelo iPhone 14 (1,4%) e pelo iPhone 14 Pro (1,2%), respectivamente. O iPhone SE de terceira geração fechou a participação da Maçã na lista em nono lugar, com 1,1% de market share.
Segundo a firma de análise, o desempenho de vendas do iPhones 13 foi “espetacular”, ficando em primeiro lugar de janeiro a agosto do ano passado. Eles também apontaram que esse foi o smartphone mais vendido em mercados como Alemanha, China, Estados Unidos, França e Reino Unido.
Também foi a primeira vez que uma variante do topo-de-linha gerou mais volume do que outros modelos da mesma geração, com o iPhone 14 Pro Max fazendo exatamente isso de setembro a novembro.
A Counterpoint fez um alerta, porém, para que as marcas “continuem tornando seus portfólios mais enxutos em 2023 para minimizar a canibalização”. Segundo eles, o número de modelos de smartphones ativos no mercado global já caiu de mais de 4.200 em 2021 para cerca de 3.600 em 2022.
Embora isso possa se aplicar à maior parte do mercado de smartphones, o sucesso contínuo da Apple provavelmente a levará a continuar oferecendo sua linha de produtos usual — como temos notado nos rumores sobre os “iPhones 15”.
Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cor: branco ou preto
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.