O melhor pedaço da Maçã.
Google Workspace - inteligencia artificial IA

Google anuncia recursos de IA para Gmail, Docs e mais

Não tem mais como fugirmos: a inteligência artificial está entre nós. Todos os negócios agora estão focados em trazer soluções de IA mais elaboradas aos seus produtos — e o Google não poderia ficar de fora.

Publicidade

A empresa sempre utilizou inteligência artificial para aprimorar diversas soluções; entretanto, anunciou hoje que uma “nova era” de IA está chegando para incrementar seus serviços do Google Workspace. Assim, soluções como o Gmail, o Documentos, o Planilhas, o Apresentações, o Meet e o Chat receberão novas possibilidades de trabalho com a ajuda dessa tecnologia.

YouTube video

As novidades permitirão que usuários gerem tanto textos quanto imagens usando aprendizado de máquina, a fim de executar diversas tarefas como:

  • Rascunhar, responder, resumir e priorizar emails no Gmail;
  • Fazer um brainstorm, revisar, escrever e reescrever no Documentos;
  • Criar insights a partir de dados por meio de preenchimento automático, geração de fórmulas e categorização contextual no Planilhas;
  • Criar imagens, áudio e vídeo gerados automaticamente no Apresentações;
  • Gerar novos planos de fundo e capturar anotações no Meet;
  • Habilitar fluxos de trabalho para realizar tarefas no Chat.

As possibilidades são realmente inúmeras. Como exemplo, a empresa citou que a ferramenta poderá ajudar a escrever uma descrição de vaga de emprego no Docs; ao escrever um email, a IA poderá permitir modificar um texto para se adequar a certos tons e estilo de escrita (tornar mais formal ou não), entre outras.

Publicidade

Há quem esteja amedrontado com as possibilidades dessa tecnologia — por ameaçar diversos empregos —, porém é importante ter certa precaução ao utilizá-la. Por exemplo, existem diversas informações errôneas ou até usos de termos inadequados, sendo necessário (ainda?) a avaliação humana para finalizar o texto. E isso é reconhecido pelo próprio Google:

Como nós mesmos experimentamos a IA generativa, uma coisa é clara: a IA não substitui a engenhosidade, a criatividade e a inteligência de pessoas reais. Às vezes, a IA erra as coisas, às vezes encanta você com algo inusitado e, muitas vezes, requer orientação. Com tudo isso em mente, estamos projetando nossos produtos de acordo com os Princípios de IA do Google que mantêm o usuário no controle, permitindo que a IA faça sugestões que você pode aceitar, editar e alterar. Também forneceremos os controles administrativos correspondentes para que a TI possa definir as políticas corretas para sua organização.

A empresa também anunciou que disponibilizará novos recursos de IA para desenvolvedores e negócios. Assim, foi anunciado o PaLM API e o MakerSuite, que possibilitarão uma maneira acessível de explorar e prototipar aplicativos generativos de IA, bem como o Google Cloud também receberá novidades.

Por enquanto, apenas alguns desenvolvedores estão testando os novos recursos, porém o público geral deverá recebê-los em breve.

Quem está animado — ou não — com as funções? 🤖

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Designer recria wallpaper do macOS Big Sur em estilo Van Gogh

Próx. Post

Apple anuncia compra assistida de iPhones por vídeo nos EUA

Posts Relacionados