Os ótimos números da Apple no mercado de smartphones em geral também refletiram no segmento de aparelhos premium — aqueles que custam US$600 ou mais. Nesse sentido, a Maçã alcançou uma fatia de 75% do referido mercado em 2022, aumentando sua participação em relação a 2021, quando tinha 71%.
As estatísticas da consultoria Counterpoint Research mostraram que, apesar de as vendas de smartphones terem, de modo geral, caído 12% entre 2021 e 2022, a comercialização de modelos premium aumentou em 1% de um ano para o outro. Com isso, o setor contribuiu com 55% da receita e 21% das vendas dos aparelhos em 2022.
De acordo com a Counterpoint, o crescimento do setor pode ser explicado por razões como um menor impacto das condições econômicas sobre a parcela da sociedade que consome os produtos, além da importância que eles têm para as pessoas. Outro fator benéfico inclui os upgrades, com mais pessoas adquirindo smartphones melhores.
Observando a situação específica de cada empresa, podemos ver também que a Apple foi a única a crescer entre smartphones premium, tendo aumentado suas vendas no setor em 6% no ano passado quando comparado a 2021. Vale lembrar que esse crescimento ocorreu mesmo com os problemas envolvendo as fábricas na China.
Atrás da Apple apareceram marcas como Samsung, com 17% e uma queda de 5% nas vendas, seguida pela chinesa Huawei, com 3% (contra 5% em 2021). Outras, como Xiaomi, HONOR e Google, ficaram com 1% cada.
Ao observar as participações no mercado de smartphones premium de iPhones e de smartphones com Android, podemos ver a evolução histórica da diferença entre ambos. Em 2018, os aparelhos da Apple eram 69% do setor, enquanto a participação diminuiu para 63% em 2019, aumentando nos anos posteriores para chegar aos 75% do ano passado.
A Counterpoint ressaltou a importância do ecossistema da Apple para a manutenção dos usuários de iPhones, além do valor da marca para atrair novos clientes, em especial nos mercados emergentes.
A consultoria também apontou que smartphones dobráveis poderão ajudar outras marcas a reganharem participação no mercado de topos-de-linha.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]]Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, amarelo, meia-noite, estelar ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider