A história de hoje envolvendo o Apple Watch aconteceu pertinho da gente, bem mais que as demais as quais estamos habituados a noticiar. Graças ao relógio da Maçã, a avó do nosso leitor Diego Fioravanti descobriu precocemente problemas cardíacos que poderiam, eventualmente, resultar em uma fatalidade.
O mais curioso disso tudo é que a senhora de 82 anos nem é a dona do Apple Watch que ajudou a salvar sua vida — ele é do Diego —, mas fazia questão de, periodicamente, pedir emprestado o relógio para fazer o eletrocardiograma e medir o nível de oxigênio em seu sangue. Nos primeiros meses, o aparelho não apontou qualquer problema com o coração dela.
Porém, em agosto do ano retrasado, ela e Diego foram surpreendidos ao ver o relógio detectar fibrilação atrial — que é o tipo mais comum de arritmia cardíaca. Como achou se tratar de um falso positivo, ele testou o Apple Watch em outras pessoas e obteve resultado normal, mas sempre que testava novamente na avó, o relógio voltava a acusar o problema.
Após uma visita ao cardiologista, eles confirmaram a arritmia cardíaca, mas o pior ainda estava por vir. Dias após a consulta, a avó de Diego começou a sentir falta de ar e um forte cansaço que só aumentava a cada dia. Quando a falta de ar pareceu atingir seu limite, o Apple Watch detectou que o nível de oxigênio no sangue dela estava em 86% — o que os levou a correr para o hospital.
Lá, foi detectado que ela havia tido um derrame no pulmão como consequência da arritmia cardíaca — o que acabou diminuindo o nível de oxigênio no sangue. Ela ficou internada por alguns dias e, felizmente, já encontra-se plenamente recuperada.
Diego, obviamente, agradece por poder contar essa história com final feliz, graças ao relógio inteligente da Apple:
Se não fosse pelo Apple Watch, não teríamos descoberto a arritmia a tempo e nem descoberto que a saturação estava baixa. Hoje, depois do tratamento, os resultados dos ECG voltaram à normalidade.
Essa poderia ser apenas mais uma história de como o dispositivo da Apple se mostrou útil no monitoramento da saúde de usuários, mas tem um gostinho mais especial saber que o relógio tem ajudado a salvar a vida também de brasileiros, em meio aos tantos casos de outros países que costumamos acompanhar!
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: natural ou preto
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail, Oceano ou estilo milanês de titânio
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.