Que o Apple TV+ tem potencial para abrigar algumas das maiores produções da indústria, não há dúvida; afinal, a gigante de Cupertino investe pesado nos títulos que fazem o caminho para a sua plataforma de streaming.
Por falar em investimento, novas informações da Bloomberg dão conta de que a Apple planeja gastar US$1 bilhão por ano para produzir filmes com o objetivo de lançá-los nos cinemas.
Isso representa um esforço ambicioso da Maçã para expandir seu perfil em Hollywood e atrair assinantes para seu serviço de streaming — já que, até então, a maioria dos seus filmes originais foram lançados exclusivamente no Apple TV+, com poucos títulos chegando a um número limitado de cinemas.
Ao que tudo indica, a companhia já teria abordado alguns estúdios para lançar certos longas nos cinemas este ano, os quais incluem: “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese; o thriller de espionagem “Argylle”, do diretor Matthew Vaughn; e “Napoleon”, drama de Ridley Scott.
Além de agradar as estrelas/diretores das produções e superar concorrentes em projetos, ter lançamentos nos cinemas também aumentará a visibilidade do serviço de streaming da Maçã.
Se a empresa vai gastar centenas de milhões de dólares em um filme de Scorsese, ela quer transformar isso em um evento cultural.
A Bloomberg lembra, porém, que a Maçã não tem experiência interna para lançar filmes em milhares de cinemas em todo o mundo ao mesmo tempo, e é por isso que ela teria abordado distribuidores terceirizados.
Nesse sentido, a Apple precisa chegar a um acordo sobre taxas de distribuição e orçamento de marketing com parceiros; a Paramount Pictures, por exemplo, lançará o filme de Scorsese nos cinemas porque o projeto se originou nesse estúdio e ele cobrará uma taxa de distribuição de 10%.
De modo geral, esse parece ser um empreendimento visado por outras empresas do segmento, como a Amazon — que não investe pesado só em produções para a sua plataforma. A única exceção parece ser a Netflix, a qual demanda que seus filmes sejam lançados nos cinemas e online praticamente juntos — e, justamente por isso, têm enfrentado resistência das principais cadeias de cinema.
Veremos como esses (possíveis) planos se desdobrarão…
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, dispositivos Android, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV ou Mac ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.