O melhor pedaço da Maçã.

Software gerado com ajuda do ChatGPT chega à App Store

5 Movies, app gerado com GPT-4

Com o lançamento do ChatGPT, a possibilidade de “conversar” com uma inteligência artificial tornou os sistemas GPT-3 e GPT-4, da OpenAI, bastante famosos. De tão populares, eles foram incorporados em motores de busca, como o Bing e, até mesmo, em aplicativos como o Duolingo.

Publicidade

Mas imagine só um aplicativo que foi gerado — incluindo o código — por um sistema GPT-4! Por mais utópico/distópico que isso possa parecer, a situação não apenas aconteceu como o aplicativo já está disponível na App Store. O responsável pelo feito (além do GPT-4) foi o desenvolvedor Morten Just, da Otato, como divulgado pelo Cult of Mac.

Trata-se do 5 Movies. Ainda que simples, é possível ver que o app não é totalmente aleatório e pode ser útil no cotidiano. A função dele é basicamente gerar uma lista de cinco filmes para você assistir quando estiver indeciso. Por mais que a criação não tenha uma grande complexidade, é incrível imaginar que a maior parte da execução da ideia do desenvolvedor foi feita por uma IA.

Just relatou o processo no Twitter, que incluiu descrever a ideia para o ChatGPT, bem como apontar o que ele queria que fosse feito. Então, o sistema gerou o código do app, o qual foi muito pouco modificado pelo desenvolvedor — inclusive com a ajuda da IA para encontrar bugs — até que o software fosse publicado na App Store. Segundo ele, trata-se do primeiro app gerado pelo GPT-4.

Código do 5 Movies.

Ele, porém, foi bastante realista em relação à criação, dizendo não ser uma grande coisa. O desenvolvedor também disse não acreditar que o uso de IA vá gerar uma grande diminuição no número de vagas na área — apenas modificar os trabalhos, bem como potencializar as capacidades de pequenos e médios desenvolvedores.

Publicidade

Em uma entrevista ao Cult of Mac, o desenvolvedor lembrou que a geração do código não foi automática, necessitando de uma troca razoável de mensagens e de correção de erros até chegar ao resultado final. Em relação ao uso da ferramenta por usuários comuns para gerar novos apps, ele afirmou que isso exigiria uma maior atenção à construção do código, maior cautela por parte da Apple e às opiniões de usuários.

Algo importante de se observar é que o propósito do aplicativo gerado — o que talvez seja o mais interessante do 5 Movies — partiu do desenvolvedor. Assim, a criatividade, algo basilar para qualquer inovação, não seu deu pelo GPT-4. Talvez quando (e se) isso acontecer é que possamos nos preocupar!

De qualquer modo, muito interessante, não?


Ícone do app 5 Movies
5 Movies de Morten Petersen
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3 (4.5 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Plataforma Não Me Perturbe ganha aplicativo para iOS/iPadOS

Próx. Post

Selo de verificação do Twitter Blue poderá ser ocultado

Posts Relacionados