Quando anunciou a comercialização de selos de verificação através do Twitter Blue, Elon Musk deixou claro que os emblemas de contas verificadas preexistentes — fossem elas de usuários comuns ou de empresas — seriam removidos para se adequarem à nova política.
Pois bem, parece que essa “nova era” está finalmente chegando. Ontem, a rede social lançou o novo programa de assinaturas o qual possibilitará que empresas adquiram o selo de verificação dourado; além disso, também foi comunicada uma data para que os selos de verificação preexistentes comecem a ser removidos.
Segundo o Twitter, o antigo programa de verificação da empresa começará a ser encerrado em 1º de abril. Para que as contas afetadas recuperem o selo, a única opção será pagar por uma assinatura do Twitter Blue ou pelo novo programa para empresas, o Verified Organizations.
Lançado globalmente, esse novo programa permite que empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições governamentais paguem mensalmente US$1.000 (R$5.300 no Brasil) para estamparem o selo dourado no perfil. Além disso, há a possibilidade de desembolsar mais US$50 (R$260) por cada conta de afiliado que as companhias desejarem associar a elas.
Tais contas de afiliado podem contar tanto com o selo dourado quanto com uma miniatura da foto de perfil da conta principal à qual estiverem associadas. Todas elas serão listadas em uma nova seção no perfil de empresas verificadas — o que facilitará descobrir contas de subsidiárias ou de funcionários ligados a tais organizações.
Podendo ser adquirido por empresas apenas pela web, o serviço dará a todas as contas (a principal e as afiliadas) os mesmos benefícios presentes no Twitter Blue (como edição de tweets, vídeos maiores e em melhor qualidade e acesso a novos recursos antecipadamente).
Expansão do Twitter Blue
Ainda falando em Twitter Blue, a rede social também anunciou que o seu programa de assinaturas está finalmente disponível globalmente, poucos meses após chegar ao Brasil.
Um novo modelo de negócio
Pelo menos até agora, tudo indica que o negócio de verificação de contas do Twitter funcionará inteiramente por meio de assinaturas.
Antes, imaginava-se que a aquisição do selo de verificação por meio do Twitter Blue seria apenas uma forma de democratizá-lo a usuários comuns, mas a decisão parece estar mais relacionada aos cofres de Elon Musk da empresa.
via The Verge