O melhor pedaço da Maçã.

Woolly é um novo cliente para Mastodon ao estilo TweetDeck

Desde que Elon Musk deu início à saga de mudanças no Twitter após o turbulento processo de compra do “passarinho”, algumas alternativas à rede social começaram a ganhar certo destaque. Uma das mais populares delas é a rede social descentralizada Mastodon, que foi lançada em 2016 mas só recentemente começou a ganhar uma adesão significante.

Publicidade

Assim como o Twitter em seus tempos áureos, o Mastodon libera uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. que permite a criação de clientes de terceiros, os quais nada mais são do que aplicativos desenvolvidos com o intuito de melhorar a experiência dos usuários com o serviço principal. Após acompanharmos o lançamento de apps como Ivory e Mammoth, foi lançado ontem mais um deles, o Woolly.

Criado pelo desenvolvedor Matteo Villa, o software tem como um dos seus grandes diferenciais uma maior proximidade visual com o Twitter — o que é bom para quem está migrando pro Mastodon da rede social de Musk, mas acabou estranhando as diferenças entre as duas plataformas.

De acordo com o TechCrunch, essas diferenças vão desde a disposição e o formato dos principais botões de ação — com o botão “Responder” à esquerda, o botão “Dar boost” ao centro e o botão “Favoritar” (em formato de coração) à direita —, até a disposição do conteúdo de threads em linhas, para facilitar a leitura.

Como um bom cliente, o Woolly também conta com opções de personalização, como a possibilidade de fixar várias abas com linhas do tempo, listas, favoritos, pesquisas, hashtags seguidas e até mesmo perfis de usuários. Todas elas podem ter seus ícones personalizados, o que pode deixar o visual do app ainda mais único.

O melhor de tudo é que, no app para iPadOS, as diferentes guias fixadas mostram seus conteúdos simultaneamente em formato de colunas, o que torna a experiência de uso bastante semelhante à que se tinha no TweetDeck, cliente oficial do Twitter que vem sendo cada vez mais deixado para trás pela rede social.

O Woolly chegou nesta semana à App Store e está disponível gratuitamente para download, mas é necessária uma assinatura mensal (R$5) ou anual (R$40) para usar os principais recursos do app.


Ícone do app Woolly for Mastodon
Woolly for Mastodon de Matteo Villa
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.8 (26.9 MB)
Requer o iOS 16.1 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mulher recupera AirPods levados por funcionário de aeroporto

Próx. Post

TikTok: como limitar quem pode lhe enviar mensagens diretas

Posts Relacionados