O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook celebra “relação simbiótica” com a China em evento

Tim Cook no Fórum de Desenvolvimento da China

Durante o último fim de semana, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, participou do Fórum de Desenvolvimento da China, um evento anual que reúne representantes empresariais e acadêmicos de todo o mundo, bem como líderes do governo chinês. Foi a primeira vez desde o início da pandemia de COVID-19 que Cook foi ao país asiático.

Publicidade

Em seu discurso, feito em um painel sobre tecnologia e educação, o executivo evitou polêmicas como a disputa hegemônica entre Estados Unidos e China. Ao contrário, de acordo com o MacRumors, ele preferiu destacar a “relação simbiótica” entre a Apple e o país, os quais cresceram juntos nesses 30 anos da presença da empresa na nação asiática.

Nós temos uma operação de cadeia de suprimento muito grande na China e também temos nossas Apple Stores. Desde o momento em que aterrissamos ontem, não podíamos esperar para ver alguns de nossos consumidores, então fomos à loja de Sanlitun.

Outro tema destacado foi o de inovação — que, segundo a fala de Cook, encontra-se em rápido desenvolvimento no país e tem um futuro ainda mais próspero. Também foram lembrados os milhões de desenvolvedores do iOS chineses, essenciais para a criação de novas soluções.

O executivo também encontrou o ministro do comércio da China, Wang Wentao, com quem conversou sobre o desenvolvimento da Apple no país, bem como a necessidade de estabilizar as cadeias de suprimento e a continuidade da abertura do país para empresas como a Maçã. Conforme destacado pelo 9to5Mac, um comunicado do ministério ressaltou a disposição do governo em realizar aberturas institucionais de modo a criar um bom ambiente de negócios.

Publicidade

Apesar de todo esse entusiasmo, vale lembrar que a Maçã está planejando diminuir um pouco essa “simbiose” com o país asiático. Com os problemas envolvendo a fabricação de iPhones e MacBooks durante a pandemia, a própria Apple está buscando diminuir sua dependência em relação à China, mas esse processo não será nada fácil.

De todo modo, enquanto esse longo caminho vai sendo trilhado, a gigante de Cupertino segue investindo em iniciativas no território chinês. Como repercutiu o Patently Apple, Cook aproveitou a visita para anunciar uma doação de US$14,5 milhões para a Fundação de Pesquisa em Desenvolvimento da China.

A ideia é que o valor seja direcionado para o projeto de três anos Smart Gardener, que tem como foco estudantes e professores da educação básica de áreas rurais. Espera-se que a iniciativa impacte cerca de 2 milhões de discentes e 120 mil docentes, de modo a aumentar oportunidades e o aprendizado digital em áreas pouco desenvolvidas.

A doação faz parte de uma parceria de cooperação de longo prazo entre a Apple a fundação. Já houve outros aportes em 2018 e 2021, assim como doações de iPads e MacBooks em diversas províncias chinesas. Com isso, a companhia busca auxiliar na diminuição das disparidades educacionais entre áreas urbanas e rurais, aprimorando as políticas de educação destinadas a regiões menos favorecidas.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.4, iPadOS 16.4, macOS 13.3, watchOS 9.4 e tvOS 16.4 são liberados

Próx. Post

“iPhones 15” não terão entrada para chip físico na Europa, aponta rumor

Posts Relacionados