A Apple colocou no ar uma nova página no seu site de suporte que anuncia o fim do recurso Keynote Live, o qual foi criado para ajudar usuários a compartilhar apresentações de slides feitas no aplicativo da Maçã pela internet. De acordo com a empresa, a opção será descontinuada em uma futura (e não especificada) versão do Keynote.
O Keynote Live, para quem não se lembra, permite convidar até 500 pessoas para uma apresentação online e funciona em todos os dispositivos da Maçã compatíveis com o editor. Essas pessoas, por sua vez, só precisam de um navegador e/ou do próprio app do Keynote instalado em seus dispositivos para participar.
Apesar de já existir há alguns anos, o Keynote Live nunca chegou a cair nas graças do público, já que vários aplicativos contam com recursos de compartilhamento de tela bastante parecidos. O próprio documento de suporte divulgado pela Apple, por exemplo, instrui usuários a usarem essas ferramentas uma vez que a opção for removida do Keynote.
No caso, é possível encontrar no documento tutoriais de como compartilhar a sua tela pelo FaceTime em dispositivos como o iPhone, o iPad e o Mac. A empresa também cita serviços concorrentes como o Zoom e o Webex.
O Keynote Live, vale lembrar, já havia sido “capado” na última atualização da suíte iWork, a qual foi liberada ontem pela Apple e tornou a visualização da apresentação compatível com apenas um navegador. Essa atualização também trouxe suporte ao recurso Apple Pencil sobre a tela (Apple Pencil Hover) não só para o Keynote, mas também para o Pages e o Numbers, bem como uma série de novas opções.
E aí, vai sentir falta do recurso ou nem sequer sabia que ele existia? Comente abaixo!