A WWDC23 já tem data pra acontecer e, obviamente, estamos todos ansiosos quanto aos anúncios e lançamentos que nos aguardam. Assim como fizemos no ano passado, que tal relembrarmos o que poderá ser lançado pela Apple neste evento?
Como sempre, é praticamente certo vermos o anúncio do iOS 17, do iPadOS 17, do macOS 14, do watchOS 10 e do tvOS 17. Mas, além deles, é possível que a empresa lance um ou mais produtos de hardware na keynote principal do evento.
A grande estrela do evento poderia ser o headset de realidade aumentada/virtual da Maçã, mas há uma grande possibilidade de que outros dispositivos também deem as caras.
Entre eles, estão um novo MacBook Air de 15 polegadas, a tão esperada finalização da transição de toda a linha de Macs para o Apple Silicon com o lançamento de um novo Mac Pro e, quem sabe, um o iMac com o chip “M3”.
Vamos relembrar os principais rumores envolvendo esses produtos?
Headset de AR/VR
Comecemos com ele, que é um dos lançamentos mais aguardados no mundo Apple dos últimos anos — só perdendo, é claro, para o “Apple Car”. Forte candidato a “maior legado da era Tim Cook” — tanto que o CEO estaria pressionado equipes da Maçã por um lançamento “antecipado” —, o produto já teria sido até mesmo exibido para executivos.
Embora não seja uma certeza que será anunciado na WWDC23, algumas possíveis características dele já foram amplamente ventiladas, como a inclusão de uma CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e uma GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. poderosas, pelo menos 3 telas, 15 câmeras e uma “experiência biométrica inovadora”.
E nada mais justo do que anunciar uma nova categoria de produtos em uma Worldwide Developers Conference, já que esse também seria o evento perfeito para que a Maçã apresentasse ao mundo o sistema operacional que funcionará com o novo dispositivo, o qual tem como principais candidatos para nomes “xrOS” ou “realityOS”.
Fazendo referência ao acrônimo “XR”, que é frequentemente usado para se referir a realidade estendida (extended reality), o novo SO deverá contar com versões exclusivas de aplicativos da Apple — como o Mensagens e o Mapas — e também com uma espécie de App Store própria.
MacBook Air de 15″
Outro produto que pode dar as caras pela primeira vez no portfólio da Apple é um MacBook Air de 15″. Mesmo que a linha Air seja conhecida principalmente devido à sua grande portabilidade, o MacBook de entrada da Apple deverá ganhar uma variante em tamanho maior — o que facilitará a vida de quem almeja de uma tela grande, mas não necessariamente precisa ou pode pagar por um MacBook Pro.
Ele deverá chegar com o processador “M3″ — a mesma variante de entrada do Apple Silicon que tradicionalmente equipa o MacBook Air de 13” —, o qual terá 8 núcleos de CPU e será fabricado num processo de 3 nanômetros.
A grande dúvida que ainda paira é sobre a data de lançamento da futura máquina. Já foi cogitado março — o que, obviamente, não é mais possível —, bem como abril ou junho, que é quando acontecerá a WWDC23. Segundo Mark Gurman, no entanto, é improvável que ele seja lançado antes do início do segundo semestre.
Mac Pro
Único Mac que ainda não conta com um processador fabricado pela própria Apple, o Mac Pro deverá ganhar uma atualização neste ano, com a tão esperada substituição dos chips da Intel por alguma variante poderosa do processador M2.
Muito se cogitou sobre o fim da linha com o lançamento do Mac Studio, no ano passado, mas os executivos da Apple têm deixado bem claro que “toda a linha” atual de Macs será atualizada.
Os rumores recentes indicam que ele virá equipado com um “M2 Ultra”, embora antes tenha sido cogitado que a Apple lançaria mais uma variante denominada “Extreme” — a qual, segundo Gurman, foi abandonada (ao menos por ora).
O processador do Mac Pro com Apple Silicon poderá ter 24 núcleos de CPU e 76 núcleos de GPU, além de suporte para até 192GB de memória unificada.
iMac
Por fim, falemos sobre outro produto que não ganha uma atualização há quase dois anos, o iMac. Ainda equipado com o processador M1, o produto deverá ser relançado neste ano com o chip “M3” — a mesma que deverá estar presente no supracitado MacBook Air de 15″.
Embora os rumores indiquem que o lançamento do novo iMac acontecerá apenas no fim do ano, pode ser que a Apple nos surpreenda com a chegada dele já no primeiro semestre. E não seria nenhuma novidade, dadas surpresas recentes como o inesperado relançamento do HomePod, no início do ano.
Se considerarmos os outros produtos desta lista, o iMac deverá ser o que ganhará menos novidades em relação à geração anterior — até porque ele já ganhou um redesenho substancial no seu último lançamento. A mudança destacável, portanto, ficaria mesmo a cargo do SoC.
Gostaram da lista? Quais outros produtos vocês gostariam de ver nesta WWDC? Comentem!
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.
- 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.