O melhor pedaço da Maçã.

Site mostra quanto tempo IA precisaria para quebrar uma senha

Shutterstock.com
Mãos humana e de robô com cadeado/senha no centro

A possibilidade de ter a senha de uma conta confidencial descoberta ou quebrada é há muito tempo motivo de preocupação na era digital, e ela vem ficando ainda maior com a crescente popularização da inteligência artificial (IA), que pode ser uma forte aliada de cibercriminosos os quais porventura desejem obter acesso às suas credenciais.

Publicidade

Sabendo de todo o potencial das IAs quando o assunto é segurança cibernética, o Home Security Heroes publicou um estudo mostrando como elas podem ser eficientes na quebra de senhas usando uma tecnologia conhecida como PassGAN, que aprende de forma autônoma como se dá a distribuição de senhas reais a partir do vazamento de dados.

Eliminando a necessidade de uma análise manual de senhas, a tecnologia é uma séria ameaça à cibersegurança e torna mais fácil para criminosos decifrar senhas e obter acesso a dados pessoais. Ao mesmo tempo, o seu bom uso pode ajudar a entender as propriedades de senhas mais propensas a serem “quebradas”.

O estudo mostra que senhas de até 11 caracteres e que contam apenas com números podem ser quebradas instantaneamente. Até mesmo as que contam com 18 dígitos estão bem mais propensas a serem violadas, com um tempo médio de apenas 10 meses para que sejam decifradas pela IA.

A tradicional combinação de 8 dígitos contendo números e letras maiúsculas e minúsculas — que é o requisito mínimo para a criação de senhas em muitos sites — pode ser adivinhada em cerca de 48 minutos. Esse tempo sobe para 7 horas quando há a adição de símbolos. Uma senha de 18 dígitos com todas essas características só conseguiria ser adivinhada pela IA em cerca de 6 quatrilhões de anos.

Publicidade

Em resumo, 51% das senhas mais comuns podem ser quebradas em menos de um minuto, 65% em menos de uma hora, 71% em menos de um dia e 81% em menos de um mês — o que deve lhe deixar preocupado caso a segurança das suas senhas seja um tema sensível para você.

A página do Home Security Heroes, inclusive, conta com um simulador que permite descobrir em quanto tempo determinada senha seria adivinhada pela IA. A título de curiosidade, digitei uma senha com estrutura semelhante à que uso como senha mestra do 1Password e o site estimou que uma IA levaria cerca de 2 milhões de anos para adivinhá-la.

Publicidade

O site ainda dá algumas dicas práticas para diminuir as chances de você ter uma senha quebrada, como usar minimamente 15 caracteres, entre os quais pelo menos dois devem ser letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Também deve-se trocar senhas sensíveis constantemente e, obviamente, evitar usar a mesma senha para múltiplas contas.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FakeGPT usa extensão para acessar Facebook de vítimas

Próx. Post

Novos renders nos dão a melhor visão do “iPhone 15 Pro” até hoje

Posts Relacionados