A gigante chinesa Baidu está processando a Apple e vários desenvolvedores de apps para impedir que clones do Ernie Bot1Enhanced Representation through Knowledge Integration. — um chatbot de inteligência artificial semelhante ao ChatGPT e ao Google Bard — sejam comercializados na App Store.
Protocolado no Tribunal Popular de Haidian (em Pequim), no fim da semana passada, o processo visa forçar a Apple a retirar os “aplicativos falsos” e impedir que outros desenvolvedores comercializem soluções semelhantes.
Vale notar que o Ernie foi lançado no mês passado, mas a Baidu ainda não criou um aplicativo para o serviço, de acordo com um comunicado fornecido pela empresa à Reuters — deixando uma vaga que outros desenvolvedores estão tentando preencher.
Até o anúncio oficial da nossa empresa, qualquer aplicativo Ernie que você vê na App Store ou em outras lojas é falso.
Em vez de fornecer acesso aberto, o Ernie é acessível apenas por usuários que solicitam códigos de acesso — cuja comercialização também é proibida, segundo a Baidu.
A Apple ainda não comentou o processo contra si nem contra os desenvolvedores da App Store. Conforme pudemos verificar a partir da busca da App Store, ainda há pelo menos quatro aplicativos de Ernie Bot disponíveis.
via Patently Apple
Notas de rodapé
- 1Enhanced Representation through Knowledge Integration.