A WWDC23 está se aproximando e, obviamente, aumenta a ansiedade pelo headset combo de novidades que serão anunciadas para o iOS 17 — principalmente depois que Mark Gurman (da Bloomberg) afirmou que o update majoritário desse ano para sistema operacional virá com recursos aguardados pelos usuários.
Entre os que arriscam apostar as novidades que chegarão com a atualização — as quais, tradicionalmente, costumam vazar bem menos que incrementos de hardware planejados pela Apple —, está uma fonte anônima denominada “941”, a qual já antecipou informações precisas no passado.
Em um tópico no fórum do MacRumors e também em uma thread no Twitter, a fonte corroborou a informação de Gurman e antecipou, em suas palavras, “quase tudo” o que ele sabe sobre o iOS 17 — que terá desempenho, eficiência, estabilidade e suporte a longo prazo para dispositivos mais antigos como “seus principais recursos”.
Mas não é só isso, já que ele afirmou que o sistema ganhará incrementos em recursos como a Dynamic Island (Ilha Dinâmica), a qual poderá fazer muito mais do que atualmente. Essa melhoria seria fruto de uma pressão do departamento de marketing da empresa visando impulsionar as vendas do “iPhone 15” padrão — que provavelmente contará com a “novidade”.
Também deveremos ver grandes mudanças na Central de Controle — tanto em termos de personalização quando na interface — outro rumor recente envolvendo o futuro sistema. Muitos usuários alegam que essa é uma seção um tanto quanto defasada e destoante do restante do sistema operacional, de modo que uma mudança mais enfática — não vista há muito tempo, diga-se — seria muito bem-vinda.
Outra coisa muito pedida pelos usuários são os widgets interativos. Segundo a fonte, eles estão sendo testados atualmente e, quando lançados, incluirão botões de toque único, controles deslizantes e outras novidades que os tornarão mais dinâmicos. Não há certeza de que eles chegarão já no iOS 17, no entanto.
Ele também aposta em mais opções de configurações para a Tela Sempre Ativa (Always-On Display), para os filtros do recurso Foco e para ajustes de acessibilidade, bem como incrementos para o Spotlight (a busca nativa do sistema), para o app Saúde (Health) e para o CarKey. Também estão previstas mudanças no app Câmera, mas estas poderão chegar apenas nos iPhones que serão lançados neste ano.
Por fim, a fonte em questão fez questão de contrariar rumores recentes os quais indicam que os “iPhones 15 Pro” contarão com botões físicos. Tomando como base essa constatação, provavelmente o usuário notou que o desenvolvimento do software que será executado neles caminha ao encontro da adoção de botões hápticos/capacitivos.
Atualização, por Bruno CARDOSO 13/04/2023 às 12:20
A mesma fonte anônima que compartilhou essas previsões sobre o iOS 17 disse em um novo tweet que a Apple estaria testando trazer a interface da Siri para dentro da Dynamic Island.
Essa nova implementação da assistente virtual, como destacado pelo MacRumors, tiraria a Siri da frente do conteúdo que está sendo exibido na tela do iPhone, tornando-a ainda menos intrusiva. O leaker, entretanto, não deu detalhes mais aprofundados sobre a mudança e disse que a Maçã ainda poderá desistir da ideia.
Até o iOS 14, vale lembrar, a interface da Siri tomava toda a tela do iPhone, interrompendo seja lá o que o usuário estava fazendo. Com o lançamento dessa versão do sistema, a Apple tornou essa visualização opcional e estreou uma interface bem mais compacta no formato de uma esfera.