O melhor pedaço da Maçã.

Review: monitor Perseus Pro de 27″, da brasileira Pichau

Certamente há uma grande parcela de usuários de Macs (desktops e/ou notebooks) que se preocupam com a qualidade e a performance dos monitores externos disponíveis no mercado — uma vez que, se bem escolhidos, eles podem alavancar (e muito) a sua produtividade.

Publicidade

Como todo segmento de dispositivos eletrônicos, o nicho dos monitores externos também pode ser bastante técnico e segregado, com opções voltadas para profissionais de edição de fotos/vídeos, gamers, entre outros.

É dentro desse leque que trazemos o monitor Perseus Pro, da fabricante brasileira Pichau, o qual se posiciona como uma opção voltada para diversos usos, seja para trabalho ou estudo.

Cabe ressaltar que este que vos fala não é especialista em edição, nem mesmo gamer de carteirinha. Portanto, trarei em detalhes as especificações do produto e a avaliação com base no meu uso diário — que envolve navegar na web, assistir a vídeos/filmes e alguns poucos fluxos de trabalho em apps de edição.

Estrutura e montagem

O produto veio muito bem armazenado e, no interior, todas as peças são protegidas contra impactos (inclusive entre si) em embalagens individuais devidamente separadas.

Publicidade

São, ao todo, quatro componentes: o monitor, a base de suporte, a coluna de sustentação e a fonte de energia — além de dois cabos, um USB-C e outro HDMI.

A base de suporte é larga, medindo cerca de 24x19cm, com um círculo giratório no centro onde é encaixada a coluna de sustentação. Esta, por sua vez, usa uma placa com dois ganchos que se encaixa na parte de trás do monitor.

Após encaixar o monitor na coluna de sustentação, é possível não só rotacioná-lo na horizontal/vertical, mas também girá-lo 360º de acordo com as necessidades da sua área de trabalho. O mesmo monitor, vale notar, atende aos tamanhos do padrão VESA (WxH) 100x100mm, caso você queira usá-lo com algum suporte do tipo.

É importante notar que, se devidamente encaixado, o monitor se mantém bem firme — exceto por um leve balanço lateralmente, embora isso seja esperado e comum.

Especificações técnicas e conectividade

Conforme apresentado pela fabricante, o Perseus Pro possui uma tela plana (ou seja, ele não é curvado) TFT-LCD1Thin-film transistor, ou transístor de película fina; liquid crystal display, ou display de cristal líquido. de 27 polegadas retroiluminada por LED2Light emitting diode, ou diodo emissor de luz. com tecnologia IPS3In-plane switching. — a qual oferece cores mais fiéis com um ângulo de visão de 178º/178º.

Temos, ainda, uma tela com proporção de 16:9, brilho máximo de 350cd/m² e taxa de contraste de 1.000:1. A resolução, por sua vez, é de 2560×1440 pixels, com taxa de atualização de 75Hz — o que torna diversas ações mais suaves, como veremos detalhadamente mais à frente. Em termos de cores, o display atende 90% ao padrão DCI-P3, 100% ao sRGB e 85% ao Adobe RGB.

Há, ainda, suporte para até 1,07 bilhão de cores, HDR104High dynamic range, ou grande alcance dinâmico., USB-C e USB-C 3.1, Freesync/G-sync, Over Drive, Plug & Play (ligar e usar), Flick Free (sem cintilação) e Low Blue Light (baixa luz azul).

Outras especificações incluem:

Publicidade
  • Tempo de resposta: 4ms (com OD)
  • Delta E: <2
  • Sinal de vídeo: digital
  • Sinc. sinal: H/V separado, composite e SOG
  • Consumo de energia: típico (40W), máximo (100W)
  • Energia em stand-by: <1W
  • Potência de entrada: DC 24V 5A
  • Áudio: 2 alto-falantes de 3W

Cabe, ainda, pontuar as características do monitor em termos de conectividade. Nesse sentido, são oferecidas: uma porta HDMI 2.0 (com suporte QHD de até 75Hz, HDR e FreeSync), uma entrada DisplayPort 1.2 (QHD de até 75Hz, HDR e G-Sync) e uma entrada USB-C 3.1 (ideal para MacBooks Pro/Air mais recentes — já que, além de transmitir vídeo/áudio, você consegue recarregar sua máquina com uma potência de até 65W).

Há, ainda, uma saída de áudio (P2), pela qual é possível conectar fones de ouvido ou alto-falantes externos — exatamente o que analisaremos mais à frente.

Qualidade da tela

Como já apresentado, estamos falando de um monitor com resolução 2K (2560×1440 pixels), que se faz bastante necessário para um display de 27″. Em termos de visualização de textos/imagens, portanto, a grande maioria dos usuários certamente ficará satisfeita.

Aqueles que possuem um fluxo de trabalho mais frenético, com várias janelas, certamente notarão o efeito da taxa de atualização variável, de até 75Hz — o que torna a visualização ainda melhor, com transições visivelmente mais suaves. Para donos de MacBooks Air/Pro sem tela ProMotion, o recurso traz uma experiência de uso ainda mais agradável do que a que você possui nativamente.

As cores são fidedignas, graças ao suporte ao padrão sRGB, já que o você está vendo é a real cor aplicada, além do ótimo ângulo de visão. No entanto, dependendo do seu uso, pode ser importante realizar a calibração correta do monitor de acordo com as condições do ambiente onde ele é instalado.

Isso porque todo monitor vem com configurações de fábrica e, em algumas situações, os níveis de regulagem não estão definidos de acordo com a sua necessidade — afinal, isso varia de acordo com as condições do ambiente — o que pode gerar uma distorção de cores.

Dessa forma, aqueles mais preocupados com a fidelidade das cores devem fazer uso de um colorímetro e o software específico para ajudar nessa tarefa. Como, no meu caso, não foi necessário esse grau de ajuste, eu selecionei as configurações que mais me agradaram durante o uso.

Entre os ajustes de cor oferecidos pelo monitor, estão:

  • Brilho: permite o ajuste de brilho da imagem de acordo com a luz no ambiente;
  • Contraste: permite o ajuste do contraste entre áreas branco e preto nas imagens;
  • Eco: permite selecionar as configurações de imagem (padrão, texto, filme e jogos);
  • DCR: permite a dinâmica de contraste da imagem (ligado ou desligado);
  • HDR10: desligado, auto e 2084;
  • Aspecto: permite selecionar o formato do vídeo (wide ou 4:3);
  • Temperatura de cor: normal, quente, frio, usuário, 7500, 5800, sRGB;
  • Vermelho: permite ajustar o elemento vermelho na imagem;
  • Verde: permite ajustar o elemento verde na imagem;
  • Azul: permite ajustar o elemento azul na imagem;
  • Low Blue Light: permite ajustar o efeito da luz azul no display (0, 25, 75, 100);
  • Nível de preto: permite ajustar o nível de preto no OSD (0 – 100).

Como eu disse, as cores são bastante fidedignas, mas podem ser muito fortes, principalmente em alguns ajustes de HDR, no qual os tons pretos ficam bem profundos. Justamente por ser um painel IPS, não há vazamento de luz perceptível (como foi possível testar nesse site) — é importante não confundir vazamento de luz com o chamado IPS Glow, uma condição característica da tecnologia IPS que mostra uma “aura” de brilho conforme o ângulo de visão, a distância e a iluminação do ambiente.

O monitor também mantém uma boa visibilidade mesmo em ambientes muito claros, como é possível conferir na imagem abaixo, em que o monitor foi posicionado de frente para uma janela com entrada de luz — o reflexo na lateral esquerda incomoda, mas não atrapalha a visibilidade em si.

Ainda em termos de ajustes, algo que particularmente poderia ser melhor é a configuração da Baixa Luz Azul. Isso porque a opção mais sutil (25%) já é bastante forte, de modo que o aspecto amarelado incomoda na visualização das outras cores. Acredito que, se houvesse um ajuste mais granular, talvez a cada 10%, os resultados poderiam ser ainda melhores.

Qualidade do som

Sabendo que o foco de muitos displays externos está na qualidade da imagem, são poucas as opções que realmente oferecem um sistema de som avançado — afinal, os mais audiófilos geralmente usam sistemas dedicados e não dependem exclusivamente dos alto-falantes integrados.

Como detalhado acima, o Perseus Pro possui dois alto-falantes de 3W cada. Em termos de amplitude do volume, os speakers conseguem preencher o ambiente na maior intensidade e também fornecem um som direcionado. Os mais aficionados, porém, vão notar que o monitor prioriza os agudos em relação aos médios e graves, o que traz a sensação de uma falta de profundidade no som; em alguns casos, como em músicas, é possível notar até mesmo uma distorção no som — nada grave, porém.

Eis um exemplo de um trecho tocado pelo alto-falante integrado do monitor (com o volume em 50%):

A seguir, o mesmo trecho a partir dos alto-falantes integrados do MacBook Air com chip M2 (com o volume em 50%):

Para o uso diário, porém, o som fornecido pelo monitor é suficiente. Ainda assim, se você preferir, é possível usar a saída de áudio (P2) para conectá-lo a um alto-falante externo. No meu caso, eu utilizei um Echo de quarta geração, da Amazon, como saída alternativa do monitor e os resultados foram satisfatórios.

Avaliação final e preço

Retomando o que eu afirmei lá no começo, o mercado de monitores externos está recheado de opções para os mais diversos gostos e bolsos, contemplando muitas das especificidades dos usuários. No entanto, se você usa o seu MacBook (ou outro notebook) a maior parte do tempo como um desktop e quer apenas ter uma tela maior para ver filmes e navegar com mais conforto, o Perseus Pro é uma ótima opção.

Desde a qualidade do display até recursos como a taxa de atualização variável de até 75Hz, além das amplas opções de conectividade, o monitor da Pichau cumpre vários requisitos para usuários que procuram montar um setup eficiente sem gastar mundos e fundos para isso.

Isso porque o Perseus Pro está disponível por R$3 mil — nos pagamentos à vista (com 15% de desconto) — ou então R$3.529,41 em até 12x sem juros. Como dissemos, o monitor já acompanha cabos USB-C e HDMI, então você não terá gastos adicionais nesse sentido.


E então, o que acharam? Deposite qualquer dúvida, avaliação ou crítica (construtiva) na seção de comentários abaixo! 😉

Notas de rodapé

  • 1
    Thin-film transistor, ou transístor de película fina; liquid crystal display, ou display de cristal líquido.
  • 2
    Light emitting diode, ou diodo emissor de luz.
  • 3
    In-plane switching.
  • 4
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CCLXXIX

Próx. Post

Instagram ganha novo editor de Reels, seção de tendências e mais

Posts Relacionados