O Instagram finalmente liberou o que o próprio Mark Zuckerberg, chefão da Meta, reconheceu como uma das funções mais pedidas pelos usuários: a adição de múltiplos links na bio. Certamente o recurso significará a diminuição do uso de muitas soluções de terceiros, como o Linktree, ainda que elas permitam unir ainda mais links em um só.
O funcionamento é basicamente o mesmo de quando só era possível inserir um site: na opção de link da área de edição do perfil (pessoal ou profissional), basta adicionar a URL e, se quiser, dar um nome a cada uma. A diferença, claro, é que você pode adicionar até cinco e definir a ordem por meio da qual os links serão exibidos.
Neste caso, porém, apenas o primeiro link (ou o nome dado a ele) ganha destaque na bio, enquanto os outros podem ser acessados ao tocar na indicação de que há mais links colocados pelo dono do perfil. Caso o usuário toque nessa indicação, uma lista se abre com todos os links disponíveis.



Ao inserir o link de um perfil do Facebook, o Instagram já há algum tempo o diferencia dos outros, mostrando o logo da rede social e o nome “Facebook”. De acordo com o TechCrunch, não há impossibilidade em adicionar links de outras redes sociais, embora qualquer página aberta seja exibida dentro do próprio app da rede, apenas com a opção de redirecionar para o navegador, como estratégia de manter o usuário por mais tempo no app.
Foi essa estratégia que fez a rede demorar mais para lançar esse aguardado recurso, no sentido de evitar ao máximo que os usuários saíssem do Instagram enquanto o estivessem usando. O interessante é que foram reclamações relativas à limitação da inserção de links clicáveis em bios de contas profissionais do TikTok que fizeram a rede da Meta liberar a função de modo a rivalizar com a rede social chinesa.
Pelo motivo que for, finalmente é possível adicionar vários links na bio do Instagram, algo realmente aguardado há bastante tempo. Juntando o novo recurso à figurinha de link nos stories, só fica faltando a realização do “sonho” de que links colocados em textos de legendas e comentários de publicações também sejam clicáveis.
Gostaram da novidade?