Conforme noticiamos ontem, o watchOS 10 poderá ser a maior atualização do software do Apple Watch desde que o produto foi originalmente lançado, em 2015. Agora, já temos mais rumores que indicam possíveis detalhes do que exatamente essa atualização trará para o sistema dos relógios.
O usuário do Twitter @analyst941 disse que a próxima versão do watchOS terá uma tela de Início redesenhada. Segundo ele, a possibilidade de criar pastas “reminiscentes do iOS 4-6” estaria entre as novidades do sistema, assim como uma interface mais fácil de usar — a qual também seria mais parecida com a do sistema operacional dos iPhones. Ele, porém, não está certo de que o novo layout será o padrão ou uma opção secundária.
Guardei o melhor para o final, o watchOS terá uma interface/grade da tela de Início redesenhada.
Mais detalhes EM BREVE. Mas será mais fácil de usar, mover e mais familiar ao iOS, incluindo pastas. 📂
Não tenho certeza se haverá um terceira opção ou grade de substituição por padrão.
Além disso, ao responder interações com o tweet, o leaker afirmou que “haverá um aplicativo Saúde para o Watch”, embora tenha dito que não sabe de muitas informações sobre o watchOS neste ano.
Como apontado pelo MacRumors, esse foi o mesmo leaker que, no ano passado, compartilhou a informação relativa aos indicadores de uso do microfone e da câmera serem exibidos na Dynamic Island dos iPhones 14 Pro [Max]. Na semana passada, inclusive, ele chegou a dizer que a Apple estaria considerando trazer ainda mais notificações e recursos para dentro da Ilha Dinâmica, como a Siri.
Isso, é claro, não garante que novos rumores se concretizarão; além disso, o leaker não tem um currículo muito extenso, então é sempre bom moderar as expectativas.
Nós, contudo, vamos descobrir se a especulação se materializará na keynote de abertura da WWDC23, no dia 5 de junho, quando deverão ser apresentados os novos sistemas operacionais da Apple.