O melhor pedaço da Maçã.

Apple destaca “jornada para 2030” em novo relatório ambiental

Relatório de Progresso Ambiental da Apple

Às vésperas do Dia da Terra (22 de abril), a Apple divulgou hoje a edição de 2023 do seu Relatório de Progresso Ambiental [PDF], em que detalha os avanços em matéria de sustentabilidade obtidos até então. Também foram destacados progressos ambientais em geral e iniciativas no mesmo sentido, como a diminuição da pegada de carbono da empresa em 45% desde 2015.

Publicidade

Só no ano passado, as ações de mitigação da empresa evitaram a emissão de 28 milhões de toneladas de carbono. Muitas das metas da Maçã, porém, envolvem seus fornecedores e demais pessoas da sua cadeia de produção, a exemplo do objetivo de descarbonizar as etapas das linhas de produção. Por isso, foi dito que a Apple está em uma “jornada para 2030”, quando essas metas deverão atingir estágios mais avançados.

Estamos mais perto do que nunca de alcançar a nossa visão da Apple 2030 — nossa ambiciosa meta de tornar todos os produtos neutros em carbono até 2030 — e estamos entusiasmados em celebrar o progresso enorme com nossos consumidores neste Dia da Terra. Nossos consumidores podem usar seus dispositivos da Apple sabendo que eles são feitos com o meio ambiente em mente — isso significa mais energia limpa, mais durabilidade de ponta, eficiência ainda maior e mais materiais reciclados e de baixo carbono do que antes.

Lisa Jackson, vice presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais

O relatório é bastante detalhado e destaca diversos pontos em matéria de sustentabilidade da Apple. A empresa, por exemplo, já atingiu a neutralidade de carbono em atividades corporativas, além de ter passado a usar mais materiais reciclados em seus produtos, diminuir o uso de plástico em embalagens e apoiar projetos ambientais.

Também foram divulgados relatórios ambientais individuais para os produtos — disponíveis na página de meio ambiente da empresa —, os quais contam com dados sobre como cada dispositivo contribui para os avanços da Apple. No caso do MacBook Air (M2), por exemplo, 38% das emissões foram reduzidas, já que 40% dos componentes usados no dispositivos são reciclados.

Gráfico de emissões de carbono da Apple
Gráfico de emissões da Apple

Outro documento divulgado foi o de Pessoas e Meio Ambiente na Cadeia de Suprimento [PDF]. Nele, a empresa ressalta o seu compromisso com o bem-estar daqueles que fazem parte de todas as etapas da produção e atividade da Apple, de acordo com padrões de direitos humanos e de meio ambiente.

Publicidade

Também foi destacado o apoio da empresa a diversos projetos e iniciativas ambientais, como o World Wildlife Fund (WWF) e outros na China e na América Latina. O Apple Trade In foi relembrado como importante para os esforços ambientais, tendo em vista que ele evita o descarte incorreto dos aparelhos e viabiliza a reutilização de componentes — o programa, inclusive, ganhou uma nova página destacando seu impacto ambiental.

No contexto das comemorações do Dia da Terra, haverá ainda sessões do Today at Apple intituladas “Protect Our Planet Series”. Elas incluirão a participação do artista indígena Tomás Karmelo Amaya, além de atividades voltadas para crianças, com o uso do Apple Pencil e de iPads para produzir revistas em quadrinhos com temáticas ambientais, bem como a conscientização sobre reciclagem.

Publicidade

Na App Store, uma coleção destacará, no dia 22/4, aplicativos de moda sustentável, enquanto uma outra chamada “The Future Is Up to Us”, no aplicativo Apple TV, mostrará como pessoas estão lutando contra as mudanças do climáticas com diversas ações. O espaço terá a curadoria de Scott Z. Burns, criador da série “Extrapolations — Um Futuro Inquietante”, que também aborda a temática ambiental.

Haverá, ainda, conteúdo especial relacionado à mudança do clima no Apple News, com uma coleção sobre riquezas naturais e comunidades lutando por um mundo mais verde. Do mesmo modo, no Apple Music, a partir do dia 21/4, teremos conteúdos feitos para o Dia da Terra, incluindo uma mixtape para o planeta Terra com curadoria de Ben Harper.

Temos também a coleção “Revitalizing Our Home”, no Apple Podcasts, com episódios incluindo diversas visões sobre a mudança do clima, assim como no app Livros (Books). O Mapas (Maps), por sua vez, ajudará a descobrir locais mais sustentáveis e divulgará o trabalho de conservação do Smithsonian.

Já no Fitness+, será liberada uma nova sessão de meditação que reflete a resiliência do planeta ante novos desafios, além de um novo episódio do Hora de Correr (Time to Run). Além disso, como nos anos anteriores, usuários do Apple Watch que completarem um exercício de pelo menos 30 minutos no dia 22/4 receberão uma medalha especial do Desafio do Dia da Terra.

Muito legal, hein? 🌳🌎

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter vai rotular posts com menor alcance por discurso de ódio

Próx. Post

Epic Games anuncia compra do estúdio brasileiro AQUIRIS

Posts Relacionados