A Aqara acaba de lançar o Presence Sensor FP2, um sensor de presença inteligente com diversos recursos interessantes, incluindo suporte a sistemas como o HomeKit, a Alexa, o Google Home e, futuramente, ao protocolo Matter.
O dispositivo conta com uma tecnologia de radar de ondas milimétricas mais avançada que os sensores infravermelho passivos tradicionais, já que pode detectar alguém com movimentos “tão mínimos quanto a respiração”.
Assim, as capacidades do produto o tornam ainda melhor para automações, gerenciamento de energia e, é claro, para o monitoramento da casa. É possível definir até 30 zonas de detecção em um cômodo de até 40 metros quadrados, bem como detectar até 5 pessoas simultaneamente, embora a empresa afirme que o dispositivo funcione melhor com até 3 pessoas no campo de visão.
O interessante é que o FP2 consegue detectar pessoas em diferentes zonas — de modo a, por exemplo, manter as lâmpadas acesas enquanto alguém está em um cômodo, assim como desligar as luzes e a televisão ao sair da sala de forma automática. As zonas podem ser configuradas por meio do aplicativo Aqara Home, assim como a conexão com outros dispositivos.
Outro recurso de bastante utilidade é a detecção de quedas, em especial para idosos e pessoas com necessidades especiais. Para usar essa função, todavia, é necessário pôr o dispositivo no teto, o que inviabiliza o uso de outros recursos, como a definição de zonas. Com as próximas atualizações, também serão integrados recursos como o monitor de postura e de sono.
Além disso, o sensor conta com uma luz para facilitar a integração com ecossistemas de terceiros, além de certificação IPX5, que permite o uso do FP2 sob telhados e em banheiros. Ele também conta com uma estrutura flexível, permitindo instalações distintas de maneira fácil e se adaptando a diferentes tipos de ambientes.
O Aqara Presence Sensor FP2 custa, nos Estados Unidos, US$83; no Canadá, $110 (com o cupom de desconto FP2USCA1
, de 15%). No Reino Unido, o preço é de £83 (com o cupom EU5PSFP2
, que também vale em outros países da Europa, como Espanha, França e Alemanha).
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.