O melhor pedaço da Maçã.

Polícia explica por que não busca aparelhos roubados com localização

Konstantin Savusia / Shutterstock.com
App Buscar no iPhone

Quando publicamos algo sobre iPhones que são roubados e depois recuperados graças ao app Buscar (Find My), geralmente aparece alguém comentando que foi assaltado, entregou a localização apontada pelo GPS1Global positioning system, ou sistema de posicionamento global. à polícia e ela nada fez para ajudar a recuperar o aparelho.

Publicidade

Embora haja casos e casos — inclusive relatos de pessoas que recuperaram, sim, seus iPhones em tais circunstâncias graças ao trabalho da polícia —, a ação (ou inação) dela em tais circunstâncias é algo bem mais complexo do que muita gente imagina. Em resumo, uma ida à delegacia está longe de significar que teremos agentes em campo imediatamente em busca do bem perdido.

Foi o que a Polícia Civil esclareceu ao Tilt, o qual conversou com os oficiais para descobrir o porquê da suposta ineficiência das autoridades em casos semelhantes. Segundo o órgão, a grande questão é que eles não contam com autorização imediata para ir até o local apontado pela vítima — principalmente caso seja um endereço residencial.

O delegado Daniel Borgues destacou que, para entrar em qualquer casa, é necessário um mandado judicial — o que demanda tempo, investigação e levantamento de provas para demonstrar ao juiz que existem indícios veementes de que há algo ilícito no local. Isso não acontece em casos de imóveis comerciais, os quais, caso sejam abertos ao público, não demandam um mandado para serem inspecionados pela polícia.

Publicidade

Um ponto que dificulta bastante é a precisão da localização, visto que muitas vezes os aplicativos indicam um raio amplo que abrange mais de uma residência — o que, teoricamente, demandaria um mandado para cada uma delas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a polícia invadiu erroneamente a casa de uma senhora de 77 anos devido a uma localização imprecisa/abrangente apontada no app Buscar, que tem mostrado o local errado de dispositivos perdidos recentemente.

Por fim, as autoridades aconselham que nunca se deve agir por conta própria em tais casos, sendo a atitude mais correta e esperada da vítima o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) — o qual desencadeará uma investigação, mesmo que demorada, a fim de recuperar o aparelho usurpado.

Publicidade

Recentemente, vale recordar, mostramos bem como uma ação sem a ajuda da polícia pode acabar em tragédia. Também nos EUA, um homem acabou matando o suspeito de ter roubado sua caminhonete ao confrontá-lo antes que a polícia chegasse ao local. Obviamente, poderia ter sido ele a vítima fatal da história.

Fica a informação e o alerta!


Ícone do app Buscar
Buscar de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.4 (2.5 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como alternar a visualização do cronômetro entre digital e analógico [iPhone, iPad, Watch e Mac]

Próx. Post

RunwayML é um app para transformar seus vídeos usando IA

Posts Relacionados