Antes restrito à China e à Índia, a fabricação do iPhone 14 agora acontece também no Brasil.
O leitor Vinícius Gonçalves entrou em contato conosco hoje para dizer que adquiriu o modelo e se deparou com a informação de que o seu dispositivo havia sido montado em nosso país — mais precisamente na Foxconn de Jundiaí, em São Paulo.
Conforme podemos ver nessa foto enviada pelo Vinícius, o iPhone 14 comprado por ele (modelo azul, de 128GB) é identificado pelo part number MPVN3BR/A
— comprovando ser uma unidade nacional. Os iPhones importados, por sua vez, têm part numbers terminados em BZ/A
.
Dado que essa informação parece ser bastante recente, ela não consta na versão mais atualizada do Certificado de Conformidade Técnica do aparelho, disponibilizado publicamente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na última versão do documento, ainda há a informação de que o aparelho vem de cinco unidades fabris: quatro na China e uma na Índia.
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece com a Apple, entretanto. No ano passado, o Mac Studio também foi lançado por aqui antes de a documentação pintar no sistema da agência reguladora.
A fabricação do iPhone 14 na Índia, inclusive, é bastante recente: começou em setembro do ano passado. Na verdade, a produção dos dispositivos por lá, que é o segundo maior mercado de smartphones do mundo, já acontece desde 2017, mas apenas com as gerações mais antigas e os modelos de entrada. Agora, porém, os planos da Apple estão mudando.
No Brasil, o histórico nos faz acreditar que apenas os iPhones 14 e 14 Plus são montados por aqui — os iPhones topo-de-linha (Pro) deverão ficar de fora. Caso alguma coisa neste cenário mude, é claro, atualizaremos o artigo com mais informações.
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB
Preço parcelado: a partir de R$7.599,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, amarelo, meia-noite, estelar ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.