O melhor pedaço da Maçã.

TSMC estaria com problemas para produzir chips de 3nm

Michael Vi / Shutterstock.com
Logo da TSMC

Se preparando para lançar a primeira linha de iPhones com processadores fabricados num processo de 3 nanômetros, a Apple pode estar enfrentando problemas em relação à produção dos chips, encabeçada pela sua parceira Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

Publicidade

De acordo com um relatório do EE Times, a empresa taiwanesa estaria com dificuldades tanto em ferramentas para a produção quanto em rendimento — que é a quantidade de chips de alta qualidade que são produzidos em relação à produção total.

Segundo os especialistas, isso estaria afetando a produção em grandes volumes dos chips com tal tecnologia — sabidamente, o “A17 Bionic” (que equipará os “iPhones 15 Pro/15 Pro Max”) e o “M3” (que equipará alguns dos Macs que serão lançados ainda neste ano).

Segundo o analista Brett Simpson, a estimativa de rendimento atual é de 55%. Embora esse número seja abaixo do esperado, no entanto, ele chega a ser compreensível dada a complexidade de trabalho com a nova tecnologia em seu estágio inicial.

Publicidade

É esperado que ele cresça conforme a empresa vá se aperfeiçoando e otimizando seus processos de fabricação — de acordo com Simpson, a expectativa é de que haja um aumento de rendimento de 5 pontos percentuais a cada trimestre.

De qualquer forma, o relatório que indica problemas de rendimento em relação aos chips de 3nm vai meio que em direção contrária à notícia recente de que a Apple garantiu 100% da produção de chips com a tecnologia da TSMC. Isso porque o rendimento considerado “melhor do que o esperado” teria sido um dos motivos que fizeram a Apple investir pesado na linha de produção de chips da fabricante.

Um bom rendimento também foi apontado pelo CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da TSMC, C.C. Wei, na semana passada, ocasião na qual ele afirmou que o grande problema está na alta demanda por chips, que excede a atual capacidade de fornecimento da empresa.

Se depender da Maçã, tal demanda só tende a aumentar, visto que até mesmo o futuro provável modem 5G que a empresa planeja fabricar deverá ser construído no processo de 3nm da TSMC — uma das maiores parceiras da empresa americana atualmente.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram: como usar o Remix em postagens

Próx. Post

Apple TV+ anuncia nova série animada “BE@RBRICK”

Posts Relacionados