O Elastic Security Labs divulgou nesta semana uma nova edição do Relatório de Ameaça Global (Global Threat Report), um levantamento que detalha quais os malwares mais comuns que atacam os principais sistemas operacionais do mercado e de onde eles vêm.
Segundo a pesquisa, os Trojans são o tipo de ameaça mais disseminada. De todos os malwares mencionados no estudo, eles representam aproximadamente 75% do total. Em segundo e em terceiro lugares, respectivamente, vêm os criptomineradores e os ransomwares.
Quanto à incidência de malwares em cada sistema, a pesquisa aponta ainda que cerca de 54% de todas as ameaças foram encontradas em endpoints do Linux, ao passo que 39% ocorrem no Windows. Já no macOS, apenas 6% das detecções de malware foram encontradas.
Por outro lado, o Elastic Security Labs atestou que os criptomineradores são os malwares que mais estão presentes no Mac — e seu uso pode estar aumentando. Desses, os que usam a técnica XMRig representam cerca de 40% das incidências.
O dado, no entanto, contraria o que foi dito pela Malwarebytes em fevereiro passado. Na época, a empresa havia mostrado que os adwares eram o tipo de malware mais popular nos computadores da Maçã.
Para visualizar e entender o relatório, basta acessar a página desta edição do Global Threat Report, que é interativa. Lá, há mais detalhes sobre a presença de malwares no Windows e no Linux, bem como uma análise das tendências de segurança na nuvem.
via 9to5Mac