Com a ajuda da Apple, Palm e outras fabricantes de smartphones, recursos de GPS chegarão a 77 milhões de aparelhos vendidos nesse setor em 2009, o que corresponde a aproximadamente 7% dos celulares vendidos em todo o mundo. De acordo com a Strategy Analytics, esse número dobrou em relação ao ano passado, quando foram vendidos 34 milhões de telefones móveis com essa tecnologia.
São citados como responsáveis para esse aumento vários smartphones de destaque, como o iPhone 3GS, o Nokia N97, o BlackBerry Tour e, mais recentemente, o Palm Pre. Todos eles contam com GPS integrado, que, quando combinado com recursos de software baseados em desenvolvimento nativo ou na web, abre acesso a uma enorme variedade de serviços e aplicativos que adaptam seu conteúdo de forma a atender usuários com um desses aparelhos dependendo do lugar onde estejam.
Donos desses celulares nos Estados Unidos e na Europa também são considerados mais aptos no uso correto de aparelhos de GPS em carros, como os da TomTom. Esta empresa, em conjunto com outras no setor, também está apoiando a extensão das capacidades nativas dos smartphones com sistemas de localização, com o desenvolvimento de aplicativos curva-a-curva para eles, além de acessórios especiais.
[Via: Electronista.]