Em uma breve discussão no Twitter, Elon Musk, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da rede social, e Daniel Ek, CEO do Spotify, criticaram as regras da App Store relativas a assinaturas. Ek também aproveitou a oportunidade para externar mais uma vez descontentamentos com a taxa cobrada pela loja da Apple sobre pagamentos feitos em aplicativos.
Tudo começou com um simples aviso de Musk de que agora todos podem ativar assinaturas em suas contas do Twitter, de modo que outras pessoas possam pagar um valor mensal ao criador em troca de algum benefício, por exemplo. Em um tweet subsequente, ele afirmou que inscrições levam mais tempo para começarem a funcionar no iOS do que na web, já que a Apple precisaria aprovar todas as assinaturas.
Note-se que demora alguns dias a mais para assinaturas serem ativadas no iPhone vs. na web, já que todas as assinaturas atualmente precisam ser aprovadas pela Apple.
O CEO do Spotify, então, fez um tweet comentando esse último de Musk. Ek chamou a prática de “absurda”, tendo em vista que deverá ter problemas de escala com o aumento do número de criadores e de assinantes.
Ele também lembrou da problemática da comissão cobrada pela App Store, questionando os 30% cobrados pela Apple aos desenvolvedores sobre o valor das transações. Musk respondeu esse post concordando com os apontamentos de Ek.
Vale lembrar que essa está longe de ser a primeira vez que os dois criticam a Apple, em especial a questão das regras e da comissão da App Store. O Spotify, por exemplo, já assinou uma carta conjunta endereçada à União Europeia com críticas à postura de concorrência supostamente desleal da Maçã relativa ao Apple Music.
Musk, por sua vez, protagonizou uma série de polêmicas com a gigante de Cupertino há alguns meses. Ele já falou que a Apple estaria ameaçando retirar o Twitter da App Store, além de ter criticado a comissão cobrada pela loja de apps.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.