Antes mesmo de a Apple lançar iPads com chips Apple Silicon (abrindo suporte para uma gama de apps mais poderosos), já se especulava quando alguns dos aplicativos criativos/profissionais da Maçã — como o Final Cut Pro e o Logic Pro — chegariam à sua linha de tablets.
Mais recentemente, o leaker @analyst941 trouxe esse assunto à tona, apontando que o editor de vídeo profissional da Maçã chegará ao iPadOS em 2024. Quanto ao software de criação, edição e mixagem de áudio, sua aposta é que ele chegará só em 2025 aos iPads.
Falando especificamente sobre o Final Cut Pro, o leaker disse que essa versão será “1:1” com a de Macs — ou seja, há uma expectativa de que haverá paridade de recursos —, porém com uma interface “ligeiramente modificada para suportar toque”.
Dado o uso de processadores da Apple em iPads e as quantidades crescentes de memória integrada nos modelos mais sofisticados dos tablets, é provável que esses aplicativos façam a transição em algum momento, especialmente considerando o grande número de softwares de edição existentes no iPad disponíveis no mercado. Um dos últimos e mais proeminentes a chegar à plataforma foi o DaVinci Resolve.
Veremos, porém, se as previsões do leaker — que tem compartilhado diversas informações sobre os futuros planos da Apple — se concretização conforme especulado.