O Google anunciou ontem que vai substituir o clássico ícone de cadeado do Chrome por um símbolo de ajustes. Considerado um indicador de segurança de sites, com a mudança, o ícone foi implementado por ser mais “neutro”, afirmou a empresa.
O motivo da mudança, escreveu o Google, se deve ao fato de muitos sites hoje usarem o protocolo HTTPS — algo que era indicado pelo ícone do cadeado —, mesmo sendo fraudulentos. Dessa forma houve um entendimento de que o símbolo não indicava mais a confiabilidade de um site.
O novo emblema de ajuste é mais neutro em termos de segurança e em sua aparência. Agora, além de indicar se um site é seguro ou não, ele também facilita o acesso a controles de permissão e outras informações de segurança adicionais.
A substituição do ícone de cadeado por um indicador neutro evita o mal-entendido de que o ícone de cadeado está associado à confiabilidade de uma página e enfatiza que a segurança deve ser o estado padrão no Chrome.
Conforme anunciado pela gigante de Mountain View, o novo símbolo começará a ser implementado no Chrome 117 para Macs, que deverá ser lançado no início de setembro deste ano. Já no iOS, como não é possível interagir com o ícone, ele será removido de vez.
Gmail ganhará selo de verificado
O Google anunciou hoje que o Gmail passará a exibir um símbolo de verificação azul — parecido com o do Twitter e o do Instagram — ao lado do nome do remetente de um email. Segundo a empresa, isso ajudará a identificar e prevenir spam, já que há criminosos que fingem ser empresas famosas.
Na prática, para que o símbolo de legitimidade seja mostrado, as empresas deverão autenticar seus logotipos aos Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens (Brand Indicators for Message Identification, ou BIMI). Esse recurso, vale lembrar, já estava disponível no Mail da Apple desde junho do ano passado.
Ao passar o mouse sobre o ícone, será possível ver uma mensagem dizendo que “o remetente deste email verificou” as informações e é proprietário do domínio e da imagem do perfil usados para enviar a mensagem. A mudança, segundo a companhia, começará a partir de hoje em contas pessoais do Google e no Workspace.
via The Verge