O melhor pedaço da Maçã.
TechCrunch
Ícone do Twitter

Twitter restringe busca sem login e libera API grátis para alertas

As notícias (e as polêmicas) em torno das mudanças do Twitter sob o comando de Elon Musk podem ter dado uma esfriada, mas isso não significa que o executivo tenha deixado de mexer seus peões.

Publicidade

Mais recentemente, a rede social limitou a busca para usuários que não estão logados na rede social e fez novas alterações em torno do acesso à sua API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. — cujo uso passou a ser cobrado — por alguns órgãos específicos.

Busca apenas com login

Como dissemos, o Twitter restringiu sua busca a usuários que estão logados na rede social. Desse modo, se você abrir o site da rede social em um navegador enquanto estiver desconectado de uma conta, poderá ver alguns tweets sugeridos, mas não poderá usar mais a opção de pesquisa.

Como notado pelo 9to5Mac, o campo de pesquisa reaparece depois que você clica em um tweet, mas tentar usá-lo apenas abrirá um alerta de login. Isso obriga os usuários a criar uma conta para encontrar algo no site, incluindo quando alguém lhe envia um link com os resultados de pesquisa do Twitter.

Pelo menos a opção de busca ainda não foi limitada só para assinantes do Twitter Blue…

API grátis para alertas de emergência

As mudanças em torno do acesso à API do Twitter entraram em vigor no mês passado e, naturalmente, dividiram a opinião de usuários. No entanto, a conta do Twitter para desenvolvedores compartilhou uma mudança parcial nessa política, a qual garante acesso gratuito para algumas organizações que divulgam alertas de emergência.

Publicidade

Nesse sentido, muitos serviços públicos e organizações interromperam suas atividades devido ao alto valor cobrado para o uso da API, e certamente isso chamou a atenção da rede social. Dessa forma, o Twitter informou que serviços verificados do governo ou de propriedade pública que fornecem alertas meteorológicos, atualizações de transporte e notificações de emergência podem usar a API para esses fins críticos de forma gratuita.

Um dos casos de uso mais importantes da API do Twitter sempre foi a utilidade pública. Os serviços verificados do governo ou de propriedade pública que twittam alertas meteorológicos, atualizações de transporte e notificações de emergência podem usar a API, para esses fins críticos, gratuitamente.

Apesar de algumas dúvidas sobre quais contas podem ter acesso à API gratuitamente, o Twitter esclareceu ao TechCrunch que essa opção estará disponível somente para os serviços do governo ou de propriedade pública que têm uma conta verificada.

Há alguns dias, por exemplo, a Automattic — dona do WordPress e do Tumblr — anunciou que seu famoso e popular plugin Jetpack deixará de suportar compartilhamento de posts no Twitter, justamente devido ao preço elevado da API. O caso dela, obviamente, não se enquadra nessa exceção recém-anunciada.


Ícone do app X
Xde X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.50 (289.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitterde X Corp.
Compatível com Macs
Versão 9.30 (146.8 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App StoreCódigo QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google libera suporte às Chaves-senha em seus serviços

Próx. Post

App do Reddit agora pode compartilhar links no iMessage e no Instagram

Posts Relacionados