A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) alertou a Apple que uma possível limitação das portas USB-C dos próximos iPhones é contra a lei aprovada no ano passado — e até motivo para impedir a venda dos smartphones em parte do continente.
Desde fevereiro passado, correm rumores de que a Maçã estaria planejando exigir acessórios USB-C com selo MFi1Made for iPhone, iPad, iPod… nos seus próximos smartphones para que eles funcionem com sua “capacidade máxima”.
O analista Ming-Chi Kuo, por exemplo, disse que empresa aprimoraria a recarga rápida dos próximos iPhones com a porta. Outro leaker, na semana passada, revelou que já ocorre produção em massa dos EarPods com conector USB-C.
Conforme colocado pelo site alemão Zeit Online, a UE diz ter repreendido a Apple sobre os rumores dessa limitação durante uma reunião em março passado. A comissão informou, ainda, que vai publicar um guia para garantir uma “interpretação uniforme” da legislação até setembro.
A Apple, naturalmente, não comentou o assunto. Ainda assim, vale lembrar que ela tem até o fim de 2024 para se adequar à lei. Como, por ora, tudo não passa de rumores, resta saber se a Maçã realmente tem planos de exigir tal certificação no futuro, algo que não acontece hoje nos iPads com portas USB-C, por exemplo.
via MacRumors
Notas de rodapé
- 1Made for iPhone, iPad, iPod…