Uma pesquisa da PerfectRec, divulgada na semana passada, revelou como os usuários de iPhones se sentem com seus dispositivos, comparando seus índices de satisfação. O estudo teve como base a avaliação de aproximadamente 670 mil usuários de modelos lançados entre 2011 e 2022.
De cara, trazendo à tona o iPhone 14, o estudo apontou uma queda de 8% das avaliações cinco estrelas quando contrapostas às do iPhone 13 — esta, vale mencionar, foi a maior queda dos últimos dez anos. Ao passo que o modelo de 2021 teve 80% de avaliações com pontuação máxima, o modelo base da linha 14 teve 72%.


Entre suas variantes, o iPhone 14 Pro foi o que obteve os índices mais altos (76% das avaliações com cinco estrelas). Ainda assim, ele teve a mesma queda de 8% em relação ao iPhone 13 Pro (84%). Já as avaliações do iPhone 14 Pro Max caíram 6% quando comparadas às do iPhone 13 Pro Max — de 86% para 80%.


Quanto à queda nas avaliações dos iPhones 14, a PerfectRec acredita que “o ritmo de melhoria simplesmente não correspondia às expectativas dos clientes”.
“Não havia um novo recurso importante e indispensável, e os consumidores não consideraram as melhorias incrementais como valiosas, resultando em menos avaliações com cinco estrelas”, concluíram.
Por fim, o levantamento também trouxe um gráfico com todos os modelos de iPhone lançados desde 2011:
Analisando as classificações cinco estrelas dos dispositivos, verifica-se que o iPhone 13 Pro Max é responsável pelo pico de 86%, considerado o melhor modelo, segundo os usuários. Em contrapartida, o iPhone com a classificação mais baixa nos últimos 12 anos foi dele: o iPhone 5c — cerca de 64% dos usuários avaliaram o dispositivo com cinco estrelas.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac