O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Twitter, Elon Musk, anunciou ontem que a rede social começará a desativar contas que estão sem qualquer atividade “há vários anos”. Em um tweet, o bilionário alertou para possíveis quedas no número de seguidores dos usuários da plataforma em decorrência dessa medida.
Ainda não se sabe, entretanto, quais critérios a rede social usará para determinar se uma conta deve ser desativada ou não, o que pode causar certa confusão. A princípio, é possível que essa medida torne milhares de nomes de usuário que estavam “presos” em contas inativas disponíveis para outras pessoas.
Outra incógnita é como essa medida vai afetar perfis de usuários que já faleceram, uma vez que ela pode deixar várias pessoas sem os registros digitais de familiares ou amigos que costumavam usar o Twitter. Posts “históricos” de perfis que já não são mais utilizados também podem acabar desaparecendo, dependendo da forma como essas exclusões forem conduzidas.
De acordo com a atual política de uso do Twitter, usuários da plataforma precisam entrar em suas contas pelo menos uma vez a cada 30 dias para evitar que o seu perfil seja desativado por completo. Assim, perfis sem qualquer atividade, mas que são usados para acompanhar o feed da rede social, não estariam (pelo menos a princípio) na mira da medida.
Dessa forma, caso você tenha uma conta sem muita atividade que deseja manter, chegou a hora de dar uma movimentada nela para evitar uma exclusão indesejada.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.